A Copa das Confederações de 2013 se aproxima!

Brasília é uma das cidades que receberão a Copa das Confederações

Evento que serve como teste de infra-estrutura para o país sede de uma Copa do Mundo, a Copa das Confederações acontece sempre um ano antes da maior festa do futebol mundial. A próxima edição será realizada no Brasil, de 15 a 30 de Junho de 2013. No dia 20 de Outubro de 2011 a FIFA escolheu quatro cidades brasileiras para receber o evento: Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. Outras duas possíveis sedes são Salvador e Recife, que a entidade máxima do futebol só confirmará se o andamento das obras das arenas Pernambuco e Fonte Nova não sofrerem atrasos. Se tudo ocorrer dentro do cronograma, a FIFA garantirá essas duas capitais para o evento em Junho de 2012. Vejam quais são os desafios que cada uma dessas seis cidades tem pela frente para sediar a Copa das Confederações:

Brasília:

A capital federal é uma das sedes mais adiantadas na obra da arena. Quem passa pelos arredores do canteiro de obras do estádio já pode ver a silhueta sendo erguida no horizonte. O futuro Estádio Nacional de Brasília já está com 40% das obras concluídas e tem data de inauguração prevista para 31 de Dezembro de 2012. Do aeroporto até o setor hoteleiro, no Plano Piloto, são 16 km de distância. O trajeto é feito principalmente pela rodovia DF-047, cuja obra de duplicação ainda nem passou pelo processo de licitação. Apesar do atraso, as autoridades distritais garantem que será concluída a tempo. Já as obras do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos – foram paralisadas por ordens da Justiça, já que há irregularidades. Um novo edital está sendo elaborado.

Fortaleza:

A capital do Ceará precisa acelerar as obras de mobilidade urbana. O projeto de construção do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos – prevê a remoção de comunidades para abrir o caminho do trajeto. Existem polêmicas com a realocação dessas famílias. Apesar do impasse, a obra já está em fase de licitação e, se começar em janeiro de 2012, poderá ficar pronto para a Copa das Confederações. Já a obra de reforma do Estádio Castelão é a mais adiantada, com 46% dos trabalhos concluídos. A previsão de entrega é para Dezembro de 2012.

Belo Horizonte:

Outra cidade que está com as obras do estádio bastante adiantadas é Belo Horizonte, em Minas Gerais. Cerca de 40% das obras já foram concluídas e a reinauguração está prevista para 21 de Dezembro de 2012. O Mineirão sediará a Copa das Confederações e receberá seis jogos da Copa do Mundo de 2014. Mas um dos maiores desafios de BH para receber esses eventos está na rede hoteleira. Para isso, estão sendo construídos pela iniciativa privada 31 novos hotéis para melhorar a quantidade e a qualidade dos leitos.

Salvador:

Os operários já concluíram 30% das obras da Arena Fonte Nova, que começa a ganhar visibilidade no horizonte soteropolitano. Para se garantir na Copa das Confederações, a cidade precisa acelerar esse ritmo. Mas o maior problema da capital da Bahia é a mobilidade urbana. Salvador não possui nenhuma linha de metrô de funcionando, embora as autoridades estejam garantindo que os primeiros trens comecem a circular entre abril e julho de 2012, inclusive nas proximidades do estádio.

Recife:

Assim como em Salvador, as obras de construção do estádio estão tendo seus ritmos acelerados. A Arena Pernambuco está começando a sair do chão, mas ainda está com apenas 20% dos trabalhos concluídos. É a obra mais atrasada dentre as seis cidades. Apesar desse alerta, as autoridades locais garantem a obra concluída em Dezembro de 2012. Se isso não acontecer, a cidade ficará fora do evento. Em compensação, as obras de mobilidade urbana estão seguindo normalmente. A estação Cosme e Damião do metrô, que passará perto da Arena, ficará pronta em Fevereiro de 2012. Já a duplicação da rodovia BR-408, que liga Recife a São Lourenço da Mata – cidade da região metropolitana onde está sendo erguido o estádio – está prevista para ser entregue em Maio de 2012.

Rio de Janeiro é uma das cidades que recebem a Copa das Confederações

Rio de Janeiro:

A cidade brasileira mais famosa no exterior será a protagonista da Copa das Confederações, já que receberá a final do evento. As obras do Maracanã foram paralisadas algumas vezes recentemente por conta de greves, mas a previsão de entrega é Fevereiro de 2013. A rede hoteleira da segunda maior cidade brasileira está se expandindo para oferecer muito mais do que os atuais 28 mil leitos. As obras de mobilidade urbana seguem em ritmo acelerado, já que a capital fluminense sediará além da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, as Olimpíadas de 2016.

Foto Brasilia: Inmigrante a media jornada no Flickr
Foto Rio de Janeiro: arteyfotografia.com.ar

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

2 pensamentos em “A Copa das Confederações de 2013 se aproxima!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *