Aproveite o melhor de São Paulo

A cidade de São Paulo tem uma vasta gama de atividades e serviços

Capital de maior visibilidade no país, São Paulo é famosa por seus arranha-céus, paisagem cinzenta pelo ritmo acelerado de vida dos seus habitantes, o que deu à cidade a fama de se preocupar sempre com trabalho e colocar o lazer em segundo plano, o que não é verdade: São Paulo é uma cidade que reúne várias opções de gastronomia, cultura e entretenimento, e muitas vezes a preços baixos ou até mesmo gratuitamente.

Diversos pontos turísticos podem ser visitados de graça em dias alternados da semana. Um exemplo é o Museu da Língua Portuguesa, criado em 2006 é o primeiro museu dedicado a um idioma.  Passeando pelo seu interior, o visitante aprende a origem de diversas palavras que utiliza em seu cotidiano por meio de vários recursos de interatividade e tecnologia, que permitem uma experiência única no contato com a língua, além de uma apresentação interativa que acontece no terceiro andar do prédio. Durante a semana a entrada custa R$ 6,00 reais, mas aos sábados a visitação é gratuita, para mais informações, basta visitar o site do museu.

Perto do Museu da Língua Portuguesa está a Pinacoteca do Estado, o museu de arte mais antigo de São Paulo, onde ocorrem diversas exposições de quadros e esculturas, produzidas por artistas nacionais e internacionais. É uma ótima oportunidade para entrar em contato com uma modalidade de arte não muito explorada no Brasil, admirar quadros e conhecer a história de seus autores. A entrada também custa R$ 6,00 durante a semana e a visita é gratuita dos sábados.

Outra opção de passeio gratuito em São Paulo é o Centro Cultural Banco do Brasil (também conhecido apenas como CCBB). Localizado na rua Álvares Penteado, no centro da cidade, ele tem como missão disseminar a cultura à população, promovendo nos seus 4183 metros quadros  exposições, mostras de cinema, palestras e apresentações de teatro. Como algumas atrações são pagas, vale a pena consultar quais são as opções gratuitas.

A Avenida Paulista, cartão postal da cidade, também oferece opções gratuitas de entretenimento. Próximo a estação Brigadeiro no metrô está localizada a Casa das Rosas (onde acontecem diversas exposições e cursos voltados a literatura) e o Itaú Cultural (patrocinado pelo banco que leva o mesmo nome, onde ocorrem diversas exposições, apresentações de teatro e palestras).

Esses são alguns dos lugares onde é possível aproveitar diversas atrações culturais que acontecem na cidade de forma gratuita. Existem diversos outros lugares que promovem atrações grátis na cidade. Para conhecê-los você pode consultar o blog Grátis em SP ou o site Catraca Livre, que sempre são abastecidos com notícias de atividades gratuitas que ocorrem na cidade.

Foto: rigues no Flickr

Autor: Mônica Wanderley

Blogger na rede The Diktyo SL.Bacharelado em Jornalismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *