As maravilhas de Buenos Aires

As paredes do bairro de La Boca é uma das imagens mais típicas de Buenos Aires.

Localizada nas margens do Rio de la Plata – tão largo que muitos viajantes o confundem com o mar–, Buenos Aires tem um clima temperado e muitos dias de sol por ano. Há uma abundância de coisas na paisagem natural da região, verde e húmida, podendo gozar de parques, nos arredores ou na gigantesca Reserva Ecológica que se encontra a somente cinco minutos do Centro da cidade.

Mas muitos turistas vêm a Buenos Aires por outra paisagem. A cidade – com três milhões de habitantes – possuindo 48 bairros para. Em cada um há bares, praças, campos de futebol e outros esportes, templos, igrejas, teatros, mas as zonas mais visitadas, por turistas nacionais e extrangeiros, são o Abasto, Puerto Madero, San Telmo, Recoleta, Palermo, La Boca, as avenidas do Centro, como Corrientes.

Buenos Aires é um dos pólos culturais do continente. A cidade é considerada a quarta em importância no teatro mundial e tem mais salas que Nova York. Os museus portenhos, tradicionais ou modernos, são famosos. O tango, a música e a dança, pode conhecer na tangueria mais sofisticada ou na casa de tango mais popular de um bairro.

Com mais de 3000 restaurantes, comer em Buenos Aires é uma questão de escolher aonde e o que. Desde o típico, assado ou pizza, até a comida de alguma das muitas comunidades que se instalaram na cidade durante séculos de imigração.

O futebol é uma paixão, e os aficcionados planejam suas viagens para que coincidam com o clássico nacional entre Boca Juniors e River Plate. Outra característica que atrai a locais e visitantes são as compras, com feiras, circuitos comerciais a céu aberto e shoppings. A cena independente – do teatro e do cinema alternativo, a de músicos y desenhistas – é origem de encontros e festivais internacionais. Em Buenos Aires há feiras e atividades culturais todo ano.

Para viajar dentro da cidade, existe um sistema de transporte com inúmeras opções: seis linhas de subtes (assim se abrevia o nome de subterrâneos ou metro), mais de cem linhas de coletivos (assim se chama em Buenos Aires aos ônibus o microbuses) e trens ou interurbanos. Os taxis são um meio de transporte muito comum, já que são seguros e comparativamente mais econômicos que em outras cidades.

Os viajentes podem passear sozinhos e a pé ou com guías expertos em histórias e detalhes; podem dedicar meses a Buenos Aires ou conhecer o essencial em poucos dias, inclusive viver uma experiência Buenos Aires em apenas 24 horas; podem ir com o desejo de voltar ou podem, simplesmente, ficar.

Foto: Christian Haugen no Flickr

Autor: Henrique Fiorese

Blogger na rede The Diktyo SL.Estagiário na empresa Salvat & Partners (Barcelona).Cursando Administração de Empresas na Universidade de Brasília.Cursando Direito no UniCEUB – Brasília.Formado em inglês para negócios na Kaplan Aspect (San Diego – California).

2 pensamentos em “As maravilhas de Buenos Aires”

  1. Concordo plenamente com este artigo, Buenos Aires é uma cidade única, cosmopolita, cheia de vida e cultura. Eu também recomendo Puerto Madero a Ponte de Calatrava. Obrigado

  2. Concordo plenamente com o artigo. Para minha Buenos Aires tem sido uma verdadeira descoberta, seu povo, sua cultura, sua gastronomia. Recomendo uma visita. Obrigado por tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *