Brasileiros preferem a Bahia para viajar

Bahia á mais de mil quilômetros de litoral

Existem lugares onde o sol está presente o ano inteiro. A Bahia é sem dúvidas um local ensolarado e feliz. Possui alta potencialidade para o turismo pelas belezas paradisíacas praieiras, hotéis luxuosos e alto valor histórico e cultural renomados mundialmente. Ao lado do Rio de Janeiro, Bahia é o estado mais procurado por turistas brasileiros dentro do país, é o que diz estudo oficial realizado pelo Ministério do Turismo.

Os últimos meses do ano passado contaram com quase 90% das vagas ocupadas na rede hoteleira. O ritmo continuou quente até março, uma vez que o carnaval na prática prolongou em mais um mês o ritmo quente do verão. No final do ano passado o Estado bateu um recorde de dez anos no índice de visitação turística e na alta temperatura.

A infraestrutura dos serviços junto com as belezas naturais deslumbrantes apimentadas pelo clima quente, ambas fazem os visitantes voltarem constantemente para região. Normalmente dentro dos pacotes turísticos brasileiros os hotéis ou pousadas oferecem cafés da manha e jantares inclusos, sendo que os preços da estadia são os mais variados possíveis devido à alta concorrência dos mesmos.

De setembro do ano passado para março deste ano calcula-se aproximados nove milhões de turistas na região, um aumento de aproximados 40% do que o mesmo período passado. Segundo o presidente da Associação dos Agentes de Viagens (ABAV), Pedro Galvão, a inclusão da Classe C na economia brasileira foi um elemento essencial para que a Bahia e outros Estados agregassem mais visitas de brasileiros.

A maioria dos comerciantes diz que as vendas de produtos dobraram no período dentro do mercado formal e informal, o que deixa os rostos dos mesmos imensamente felizes. Talvez esteja ai um dos segredos da aconchegante Bahia, uma população nativa feliz sempre recebe o turista de forma mais quantitativa e qualitativa.

A nova onda que está atraindo atualmente um grande fluxo de turistas é o caso de Beatificação da Irmã Dulce. O deferimento oficial da igreja católica foi muito aguardado pelo mundo cristão uma vez que ocorre o primeiro caso onde dois santos tenham se encontrado ainda em vida, no caso o encontro entre Irmã Dulce e o inesquecível Papa João Paulo II.

O evento certamente rendeu também bastante para o turismo. Quase 75 mil pessoas assistiram a cerimonia ocorrida em Salvador. A grande parte da parcela dos presentes era, sem dúvida nenhuma, de fora do Estado. Certamente gozaram da excelente estrutura hoteleira para se instalar. Quase todos utilizaram ônibus para chegar ao local – o Parque de Exposições esteve lotado de pessoas até nos arredores, só não coube mais porque a capacidade ficou esgotada.

Foto: turismobahia no Flickr

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *