Brasília, a capital do país

Palácio da Alvorada, Brasilia

Brasília é a capital do Brasil, apesar disso não é uma das cidades mais conhecidas e visitadas em nosso país, isso porque a cidade de Brasília foi criada e até hoje tem uma importância no que se refere à política do país muito maior do que no quesito turístico. Mas isso não impede que a região seja repleta de atrações que turistas do Brasil e do mundo poderiam apreciar grandemente. As principais atrações de Brasília referem-se a seu patrimônio arquitetônico com características únicas e inconfundíveis.

A cidade de Brasília foi idealizada e planejada para ser a capital de nosso país, por isso a sua importância e sua forma única com infraestrutura planejada. Como já dito anteriormente para o turista que vai a Brasília as principais atrações concentram-se no que se refere a sua arquitetura. Os principais prédios e monumentos são assinados pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Em sua visita a Brasília para apreciar a arquitetura local não deixe de conhecer: Palácio da Justiça, Palácio do Itamaraty, Panteão da pátria, Palácio do Planalto, Palácio da Alvorada, Palácio do Buriti, Congresso Nacional, Esplanada dos ministérios, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e Ponte Juscelino Kubitschek.

Porém a visita a Brasília não encerra-se aí para o turista, é possível conhecer e visitar outros lugares como Museus e teatros de grande importância e beleza que auxiliam a entender mais da cultura e história brasileira. Entre esses pontos turísticos é parada obrigatória aos turistas que visitam a cidade: Memorial JK, Teatro Nacional Cláudio Santoro, Museu vivo da memória Candanga, Parque Nacional de Brasília e Jardim Botânico.

Brasília ainda é uma cidade que está pronta a oferecer muitas opções de restaurantes de alta gastronomia, shoppings com muitas lojas e centros comerciais. A locomoção na cidade pode ser efetuada de táxi, ônibus ou mesmo a pé. Apesar da cidade ser relativamente grande o fato de ser plana facilita a locomoção dos que gostam de caminhar. Sendo classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a cidade de Brasília merece a visita de turistas brasileiros e internacionais.

Fica evidente então que na região do Distrito Federal é reconhecida e muito valorizada pelo turismo cívico, já que é lá que se encontram os órgão governamentais da administração direta e os representantes dos três poderes republicanos, dessa forma esse se torna mais um motivo para que os turistas brasileiros valorizem e conheçam a região, pois trata-se de um local de extrema importância para nosso país.

Foto Palácio da Alvorada, Brasilia: menosesmas.opticks.es

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *