Cairo: Belezas Místicas e Renovadoras

Pirâmides de Gizé
Pirâmides de Gizé

A cidade do Cairo reúne belezas místicas e renovadoras. Algumas das mais belas paisagens estão lá. Considerada a maior cidade do Egito, não só em tamanho mas também no quesito atividade econômica, o Cairo ainda tem uma grande estrutura hoteleira, em decorrência da intensa atividade turística. As ruínas, museus, galerias, mesquitas e pirâmides transportam a quem pisa em solo cairota para uma nova atmosfera.  A maioria das atividades estão concentradas no centro histórico considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. Conheça alguns pontos turísticos no Cairo:

  • Pirâmides de Gizé – Complexo conhecido como ‘As grandes pirâmides’, o local é também um sítio arqueológico que abriga a Grande Esfinge. Visitado por museólogos do mundo inteiro, o sítio tem grande importância no imaginário do Antigo Egito. Além de lendas e pistas arqueológicas, o local ainda oferece monumentos de tirar o fôlego.
  • Pirâmide de Quéops – Dentre todas as pirâmides, a de Quéops se destaca como uma das construções mais espetaculares da humanidade, ela orienta os quatro pontos cardeais e é famosa por sua beleza e tamanho. A Pirâmide de Quéops marca o início deste tipo de construção no Egito.
  • Museu Egípcio – É o principal museu do país, localizado no Cairo. Ás margens do Rio Nilo, o museu tem um ambiente bastante introspectivo. São mais de cento e vinte e mil itens e peças históricas. Sua fachada suntuosa atrai moradores e turistas diariamente. Alguns hotéis no Cairo oferecem visitas não só ao Museu  mas ás pirâmides e mesquitas locais. Uma das peças mais conhecidas do museu é o tesouro do faraó.
  • Igreja Suspensa – A igreja ganhou este nome por ter sido construída encima de pilares. Localizada ao sul da cidade, a igreja é a mais antiga da região. Já passou por diversas reformas mas ainda conserva o estilo do Egito Antigo. Seu formato peculiar com o teto de madeira simulando a Arca de Noé atrai muitos devotos e turistas. São nove altares entre  três santuários . Recentemente, foi descoberto mais dois altares na construção.
  • Museu Cóptico  – Situado dentro das ruínas da fortaleza da antiga Babilônia, o Museu Copta possui uma infinidade de objetos antigos de arte gótica e cristã, além de trabalhos manuais lascados em pedra, cerâmica, madeira, marfim e metal. Além de pergaminhos, manuscritos. O museu é separado em dois. Um construído em 1910 e outro em 1947. Dentro da construção, é possível ver ruínas da Babilônias além de pinturas bíblicas feitas com água e cal.

Leia também:  Museu do Cairo é parada obrigatória para quem visita a Capital Egípcia

Autor: Bruna Fernandes

Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Castelo Branco.Formada em Inglês pela Escola de Idiomas Wizard.Resenhista.

1 pensamento em “Cairo: Belezas Místicas e Renovadoras”

  1. Além das pirâmides deve ter nessa viagem a Egito com a maravilha do Nilo, depois de visitar Uganda, Etiópia e Sudão vir para o Lago Nasser, no Egito a ser fechado por duas barragens em Aswan.

    As barcaças que operam no rio, viajando para as pequenas ilhas, onde está a ilha de Elefantina (chamada “ibu” elefante significado) era, um lugar de comércio de marfim, bem como fronteira sul, durante o período faraós.E una experiença…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *