Centro Cultural São Paulo

Centro Cultural Vergueiro / São Paulo

O Centro Cultural Vergueiro / São Paulo está no topo da lista entre as casas culturais com maior infraestrutura não somente aos visitantes como também para os artistas que se apresentam ou expõem obras de artes de valor incomensurável. Quem quer conhecer características sobre a cultura urbana paulistana encontra neste o local certo para estar atualizado. Mesmo na parte externa existe amplo espaço para realizar atividades em conjunto de cunho pessoal. Conheça o Centro Cultural Vergueiro.

Composição do Centro Cultural de São Paulo

Instituição pública ligada na Secretária Municipal de Cultura de São Paulo. Reúne: Cinema, teatro, palcos, cursos, exposições, bibliotecas, coleções literárias do Mário Andrade, discoteca Oneyda Alvarenga e a Pinacoteca Municipal – com quase seis mil itens relacionados com arte nacional e internacional, do séc. 17 até a atualidade.

As amostras rotativas são apresentadas no “Gabinete de Papel” e na “Sala Tarsila de Amaral”. Especialistas em cultura paulistana acreditam que este representa o principal centro cultural de toda capital.

Um pouco de história

Com a chegada do metrô em meados da década de 70 do século passado foi aproveitado o espaço para desenvolvimento do Centro. Projeto inicial visava construir zonas comerciais e biblioteca pública para desenvolver a região que hoje em dia está cercada por grandes prédios residências, comerciais e acadêmicos. No entanto, com os novos planos restou apenas concentrar junto ao centro a Biblioteca Mário de Andrade.

Em 1976 foi aberta concorrência pública para selecionar os arquitetos responsáveis pelo projeto. Porém, após três anos representantes do governo notaram que o espaço reservado era muito grande para abrigar apenas coleções de livros dispostas de forma ordenada.

Momento no qual foi implantada a ideia de transformar a zona reservada interligada ao metro em Centro Cultural similar ao Centro George Pompidou situado em solo francês fundando no ano de 1977.

A construção liderada por Eurico Prado Lopes e Luiz Telles durou entre 1978 e 1982. Atualmente o Centro comemora trinta anos de existência e conta com agenda cultural especial para diferentes tipos de faixas etárias.

Épocas atuais!

Visitantes não pagam nada para adentar ao local. No entanto, alguns shows ou exposições podem demandar disposição de quantia financeira. Alguns estudantes se reúnem nas mesas situadas na parte exterior do Centro para estudarem, conversarem, jogarem jogos, entre outras atividades.

Piso superior é descoberto e traz gramado no qual os visitantes podem se acomodar sem maiores problemas. O Centro Cultual SP está localizado na Rua Vergueiro, São Paulo, Brasil, ao lado do metrô Vergueiro.

Foto: botequimdodesign.wordpress.com

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *