Como Jaime Lerner reinventou o espaço urbano em Curitiba

Jaime Lerner reinventou o espaço urbano em sua Curitiba natal. Neste processo, ele mudou a forma como os planejadores urbanos de todo o mundo vêem o que é possível na paisagem metropolitana.

Nesta conferência (que é em Inglês, mas tem legendas em Português), o ex-prefeito de Curitiba explica algumas questões de urbanismo e usa o exemplo dos projetos que desenvolveu quando foi prefeito da cidade. Lerner é uma referência mundial em planejamento e desenho urbano das cidades.

De todos os projetos desenvolvidos ao longo dos anos que governou, o mais proeminente é a Rede Integrada de Transporte, que tem servido de modelo para as redes de transporte em muitas cidades em todo o mundo e tem recebido diversos prêmios em urbanismo, em planejamento, em meio ambiente e em transportes.

Lerner foi prefeito de Curitiba em três períodos diferentes (1971–75, 1979–84 e 1989–92) e também foi governador do Paraná por duas (1995–1999 e 1999–2003). Além de político, Jaime Lerner também é um urbanista e arquiteto, e atualmente é urbanista e consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo.

Autor: Jordi Bordes

Co-fundador da The Diktyo SL.Professor de Comunicação Online na Universidad Autònoma de Barcelona (UAB).Director de Marketing na Smallsquid SL e na Blogestudio Red de Medios (2009-2013).Gestor de contas na Elogia Espanha (2008-2009).Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas (ESRP - Barcelona).Licenciatura em Economia (UB - Barcelona).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *