Conheça o Museu do Computador

Museo do Computador em São Paulo
Museo do Computador em São Paulo
Situado em São Paulo está o Museu do Computador, maior centro cultural brasileiro incumbido em preservar e restaurar material relacionado com a informática. Não se pode ignorar o fato dos projetos liderados pela instituição que visam fazer recolhimento de peças usadas, encaminhando para novas fabricações a serem distribuídas para a população carente ou à reciclagem.

É possível dizem que o principal idealizador do projeto foi José Carlos Valle. O engenheiro tem reconhecimento em nível nacional por ter sido pioneiro de diversos projetos. Na década de 80 do século passado o autor abriu a primeira empresa no Brasil especialista em manutenção de computadores. A vida de Carlos Valle foi baseada nos contatos com grandes empresas de porte mundial, como a IBM.

A ideia de fazer um museu do gênero surgiu no COMDEX 1998, quando José Carlos Valle percebeu que em consequência da evolução rápida dentro do setor as memórias dos modelos passados estavam sumindo da memória dos encontros de especialistas em informática. Foi neste momento que surgiu a ideia de fundar o Museu do Computador, pensamento que culminou na criação do primeiro centro cultural especializado em mostras do gênero no Brasil.

Logo de início, Valle conseguiu juntar peças interessantes e mainframes IBM considerados raros. O espaço para reunir as peças ficou escasso e por consequência foi necessário procurar outra estrutura física no intuito de deixar as mostras espaçosas e confortáveis entre os visitantes.  O museu conseguiu conquistar espaço relativo em Interlagos, bairro nobre situado na zona Sul da capital paulista.

A primeira exposição em nível nacional aconteceu com a COMDEX 1999, fato que culminou de forma direta com a divulgação do projeto idealizado por Valle. O público ficou satisfeito, o que representou ponto positivo, visto que grande parte dos visitantes foi de especialistas de longa data nas áreas computacionais. Após a realização do evento a criação de José Carlos Valle ganhou título de único museu na América Latina que traz como tema o respectivo assunto.

Com ajuda de organizações privadas e do setor público o projeto cresceu em níveis consideráveis, se tornando referência nacional dentro do respectivo assunto. O objetivo principal consiste em demonstrar para o maior número de pessoas possível os traços que marcaram a memória do computador no Brasil e mundo. Explicações concedidas com formatos simples e diretos.

Aos poucos as mostras do Museu foram ganhando prestígio em nível nacional por causa da qualidade dos eventos preparados para fascinar as pessoas, principalmente com o número do acervo, visto que o computador é considerado invenção nova pelo senso comum.

Foto: lespetiteschosessimples.blogspot.com

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *