Conheça os atributos de São Luis do Maranhão

Cidade da São Luis do Maranhão, Capital Americana da Cultura 2012
Cidade da São Luis do Maranhão, Capital Americana da Cultura 2012

Há um dito popular sobre São Luis do Maranhão que diz “Quem por aqui pernoita, amanhece poeta”. E só quem conhece a cidade sabe explicar tal frase. São muitos os atributos e curiosidades desta bela capital brasileira, que oferece aos seus visitantes um curioso e agitado Centro Histórico, ruas com nomes poéticos e repletas de fachadas azulejadas, belas praias e excelente vida noturna.

Neste ano de 2012, São Luís celebra o seu quarto centenário com motivos de sobra para festejar; a cidade foi também nomeada a Capital Americana da Cultura 2012 pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC). Este órgão foi criado em 1998, ano em que surgiu  a ideia das capitais culturais no continente americano. No entanto, de acordo com Xavier Tudela, presidente da instituição, “a iniciativa das capitais culturais, que nasceu na Europa em 1985 por Melina Mercouri, famosa atriz e Ministra de Cultura da Grécia, permite a uma cidade ou território aproveitar o ano da capital cultural para fazer recuperações urbanas; colocar novamente o valor da cultura como elemento de transformação, inclusão social e desenvolvimento econômico; posicionar-se positivamente nos destinos de turismo cultural; ter projeção nacional e internacional positiva, etc.” Outras capitais americanas da cultura foram:

  • 2011: Quito (Ecuador)
  • 2010: Santo Domingo (República Dominicana)
  • 2009: Asunción (Paraguai)
  • 2008: Brasília (Brasil)
  • 2007: Cusco (Perú)
  • 2006: Córdoba (Argentina)
  • 2005: Guadalajara (México)
  • 2004: Santiago (Chile)
  • 2003: Panamá/Curitiba (Panamá/Brasil)
  • 2002: Maceió (Brasil)
  • 2001: Iquique (Chile)
  • 2000: Mérida (México)

O IBOCC também promove outras iniciativas, como a “Capital da Cultura Catalã” e a “Capital Brasileira da Cultura”, categoria em que as seguintes cidades já foram premiadas:

  • 2011: Lapa
  • 2010: Ribeirão Preto
  • 2009: São Luís do Maranhão
  • 2008: Caxias do Sul
  • 2007: São João del-Rei
  • 2006: Olinda

Como se já não sobrassem títulos e adjetivos para a multicultural cidade de São Luis, no ano de 1997 seu centro histórico foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, pois conta com uma incrível arquitetura colonial com mais de 3.000 edifícios distribuídos pela área central da cidade. Todas estas nomeações somadas aos muitos atributos desta bela cidade, naturalmente, potencializam o turismo local e promovem a cidade a nível nacional e internacional, conquistando cada vez mais turistas. De acordo com Liviomar Macatrão, secretário municipal de Turismo “assim como em 2009, quando São Luís foi a Capital Brasileira da Cultura, várias ações serão realizadas para fazer jus a mais esta certificação. Nossa vasta cultura, nossa gente e nossos atrativos naturais, gastronômicos e arquitetônicos são a maior riqueza da cidade. Sermos reconhecidos por isso é fundamental para uma capital com alto potencial turístico como São Luís”.

Centro histórico da São Luis do Maranhão
Centro histórico da São Luis do Maranhão

Localizada no norte do estado do Maranhão, São Luís respira cultura e história e é uma maravilhosa cidade que certamente vale a pena ser visitada. Trata-se da única cidade brasileira fundada por franceses, no ano de 1612. Posteriormente, foi invadida pelos holandeses e, por fim, colonizada pelos portugueses.  Com mais de 1.027.000 habitantes, segundo pesquisa feita em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o décimo quinto município mais populoso do Brasil e que vem desenvolvendo significativamente seu setor industrial nos últimos anos. A capital maranhense é bastante atrativa para grandes empresas, já que oferece posicao geográfica estratégica entre as regioes Norte e Nordeste do país. Adicionalmente, conta com o Porto do Itaqui, que é um dos mais movimentados do Brasil e o segundo mais profundo do mundo, atrás somente de Roterdã, na Holanda.

Com clima tropical e semi úmido, a capital maranhense oferece lindas praias como opções alternativas de turismo. Neste quesito, devem ser destacadas a Praia Ponta d’Areia, que conta com fácil acesso a apenas 3km do centro da cidade e portanto é uma das mais visitadas pelos turistas, e a Praia de São Marcos, procurada por surfistas que buscam fortes ondas. Mas a capital maranhense oferece ainda muitas outras opções para seus visitantes. Outros pontos turísticos procurados pelos turistas são: Teatro Artur Azevedo (segundo teatro mais antigo do Brasil), a Igreja da Nossa Senhora da Vitória, o Palácio dos Leões, a Fonte das Pedras, o Solar São Luís e o Palácio de La Ravardière.

Praia Ponta d’Areia da São Luis do Maranhão
Praia Ponta d’Areia da São Luis do Maranhão

Importante ressaltar ainda que a cidade possui uma área de 3.075 hectares que constitui o Parque Estadual do Bacanga, cujo principal objetivo é preservar a floresta Amazônica existente no local. A cidade também oferece opções de museus, tais como: Museu de Artes Visuais, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Museu Histórico e Artístico do Maranhão e o Museu de Arte Sacra.

São Luís tem ainda diversas manifestações e festas populares que caracterizam a cidade e alegram os que participam de tais eventos. Na principal festa popular do Brasil, o Carnaval, a tradição da capital do Maranhão é composta pelos tradicionais blocos populares misturados as bandas e grupos de pessoas, que juntos formam um excepcional Carnaval de rua. Outra festa típica é o Bumba-meu-Boi, de origem afro-indígena e que acontece no mês de Julho

De acordo com a página de turismo da cidade, “a primeira coisa a fazer quando se chega a São Luís é esquecer de classificá-la. Estamos no Norte ou no Nordeste? Nos dois e em nenhum deles, pois a cidade se apresenta em uma estonteante mistura dessa região somada a outras particularidades. Avessa a definições, embora pródiga em influências, São Luis prefere abraçar a todos que a procuram. Aos que se inclinam a conhecê-la amorosamente, ela então se entrega aos poucos, revelando-se em ventos, cheiros, sons, cores, nomes e sabores.”

Foto 1: matoess.blogspot.com.es
Foto 2: padrebombieri.blogspot.com.es
Foto 3: blogdoborjao.blogspot.com.es

Autor: Jacqueline Michelleto

Profissional da área de Corporate Finance com experiência internacional.Mestre em Business Intelligence pelo INSA Business School – Barcelona / Espanha.Administradora de empresas

2 pensamentos em “Conheça os atributos de São Luis do Maranhão”

  1. Jacqueline e um grande escritora. O artigo é claro, rico e cheio de informações. Muito obrigada, tenho que querer visitar Sao Luis de Marahao e seguir suas recomendações. Obrigada.

  2. Olá Fátima,

    Muito obrigada pelas palavras. Sao Luis é uma cidade maravilhosa sim e o povo é muito receptivo e acolhedor. Tenho certeza que você vai adorar.

    Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *