Conheça os maiores lagartos do mundo

O Dragão de Komodo
O Dragão de Komodo

Com mais de cinco mil espécies conhecidas atualmente, os lagartos podem ser encontrados em todos os continentes, exceto a Antártida. Animais peculiares, com poderes de regeneração, agilidade para caça, boa percepção e fácil adaptação, os lagartos, que em geral são carnívoros e possuem hábitos alimentares bastante regulares, causam medo e ao mesmo tempo fascínio.

Não é a primeira vez que falamos sobre répteis gigantes neste blog. Já explicamos algumas coisas sobre os crocodilos gigantes da Costa Rica. No entanto, esses não são os maiores lagartos existentes. Conheça os maiores lagartos do mundo e onde encontrá-los:

Conheça os maiores lagartos do mundo e onde encontrá-los:

O Dragão de Komodo é encontrado em algumas ilhas da Indonésia, principalmente na Ilha de Komodo, daí a origem do seu nome. É a maior espécie de lagarto do mundo. Sua pele possui tons que variam entre o  cinza e o marrom. Um dragão de komodo adulto pode chegar a pesar até 200 kgs e atingir mais de três metros de comprimento, motivo principal do fato deste animal ser atração certa para turistas e visitantes da Ilha de Komodo. Apesar de grande, possui bastante agilidade ao se locomover e nada muito bem. Sua alimentação varia entre carnes de javalis, cabras, búfalos e outros animais de grande porte. Por ser bastante ágil, o dragão de komodo caça com inigualável facilidade.

O Lagarto do Nilo, da família do Dragão de Komodo, também está na lista dos maiores lagartos do mundo. Com hábitos aquáticos, este lagarto é natural do continente africano mas se adaptou bem ao clima da Flórida, onde os turistas podem encontrá-lo atualmente. Pode chegar até dois metros de comprimento, o que também não influencia em sua caça. O lagarto do Nilo se alimenta de peixes, afíbios e aves, pequenos mamíferos e invertebrados de grande porte.

O Lagarto Monitor pode ser identificado por sua longa língua bifurcada. Encontrado exclusivamente no sul da Nova Guiné. Este tipo de lagarto pode chegar a três metros, assim como o dragão de komodo mas não é capaz de atingir o seu peso nem sua agilidade. Possui longos dentes afiados e gostam de se esconder em troncos de árvores. Sendo um animal terrestre, o lagarto monitor se alimenta de animais de pequeno porte, se escondendo para atacar a presa.

O Monstro de Gila é um lagarto venenoso.Seu veneno mata um ser humano adulto com extrema rapidez. com hábitos principalmente noturnos e terrestres. Este tipo de lagarto utiliza a língua para diferenciar cheiros na areia e assim calcular a distância de sua presa. Pode chegar aos 20 anos de idade, uma das maiores idades alcançadas por répteis. Encontrado em algumas partes do México e dos EUA, o monstro de gila é o maior lagarto norte-americano, podendo chegar até um metro de comprimento. Embora vivam no deserto,não apreciam o calor, seu coro extremamente rígido funciona como um escudo contra os raios solares.

Foto: NCR1975 no flickr

Autor: Bruna Fernandes

Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Castelo Branco.Formada em Inglês pela Escola de Idiomas Wizard.Resenhista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *