Crocodilos gigantes da Costa Rica

 

Crocodilo no Rio Tarcoles

Não é difícil notar que em um país que possui 6% da biodiversidade do mundo existem muitos animais. O intrigante mesmo é reparar como cada espécie animal pode facilmente surpreender o olho humano na Costa Rica. No Rio Tarcoles, habitantes alimentam ou passam a mão da cabeça de crocodilos que chegam a medir seis metros de altura. Conheça os crocodilos gigantes da Costa Rica.

Localizado ao sudoeste costa-riquenho, mais precisamente no município de Tarcoles, está localizado o imenso Rio Tarcoles com 50 km de extensão. É comum a presença de diversos automóveis estacionados ao redor uma vez que muitos param nos mirantes espalhados ou sob a ponte principal para admirar a digníssima paisagem biodiversidade. Entre os animais comumente presentes nota-se a constante presença de crocodilos em diversos tamanhos, desde um palmo de até seis metros de cumprimento. Poucos deles alcançam a ponte, mas é necessário ter cuidado.

Alguns aventureiros se arriscam descendo a ponte através das pequenas rochas escorregadias só para ter a sensação de estar perto com este conhecido e temido predador. Normalmente são da própria população local, portanto possuem experiência e especialização para lidar com o tratamento, mais indicados a adentrar através da mata e chegar ao rio com o fim de se obter esta incrível sensação do instinto selvagem.

Eles podem ser encontrados facilmente nas aldeias que cercam o Rio, utilize barcos motorizados alugados junto com os guias para chegar à margem deslumbrando a magnífica diversidade costa-riquenha. Os pelicanos e as garças confundem a visão verde e branca do lugar. O pôr-do-sol traz traços fortes e cativantes no céu, porém o passeio com os jacarés é mais seguro de manhã. O Rio também transcende diversas cores principalmente quando é misturado com as aguas do oceano atlântico, refletindo a cor dourada solar na água meio e salgada, formando ondas com a ajuda da força exercida pela natação dos crocodilos.

Eles estão nos mangues, habitat natural preferido da espécie. É estipulada, só no mangue de Tarcoles, uma população de 600 habitantes. Ali os guias alimentam os animais com as mãos e não obstante encostam tranquilamente a mão na cabeça dos animais. Alguns visitantes podem fazer a mesma coisa dependendo do humor do crocodilo e da autorização do guia.

Na Costa Rica o crocodilo é considerado animal em extinção apesar do franco crescimento oriundo de medidas penais bem fortes para os caçadores, prisão de até três anos mais multa por crime ambiental. Fora a proteção da população contra a degradação do ambiente que na Costa Rica atual já está enraizada na mente da geração presente.

Foto: mikebaird no Flickr

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *