Delta do Parnaíba: o único do tipo nas Américas

Delta do Parnaíba é um paraíso

Localizado no extremo norte do estado do Piauí, na divisa com o Maranhão, o Delta do Rio Parnaíba é um dos espetáculos mais bonitos do litoral brasileiro. Juntamente com Jericoacoara, no Ceará, e com os Lençóis Maranhenses, o Delta do Rio Parnaíba integra a famosa “Rota das Emoções” do Nordeste brasileiro. Após percorrer 1485 km de extensão ao longo da divisa entre Maranhão e Piauí, o Rio Parnaíba forma um delta que deságua em mar aberto. Aliás, essa é a única formação desse tipo em todo o continente americano. No resto do mundo, apenas dois lugares além do Brasil possuem essa formação: Rio Nilo, na África e Rio Mekong, na Ásia. As inúmeras ramificações do Parnaíba– braços formados pelo rio antes de encontrar o Oceano Atlântico – formam um arquipélago repleto de dunas, lagoas de água doce, uma exuberante floresta tropical e cerca de 70 ilhas, algumas delas flúviomarinhas.

Esse paraíso tropical pouco explorado turisticamente pelo povo brasileiro mantém áreas de preservação para proteger as lagoas naturais, igarapés, mangues, flora e fauna silvestre. Isso tudo sem mencionar as praias paradisíacas, numa região de clima tropical onde o sol faz presença garantida durante os 365 dias do ano. É um dos lugares do Brasil mais intocados pela presença predatória humana. As principais ilhas da região são: Canárias, Igaraçu, Ilha do Caju, Ilha da Melancieira e Tutóia. Todas com boa capacidade para receber bem os visitantes.

Mas o litoral piauiense não se resume apenas ao Delta do Parnaíba. Embora possua apenas 66 km de extensão, menor litoral do Brasil, o Piauí guarda uma das melhores belezas da costa brasileira. E como já diz aquele velho ditado “É nos menores frascos que estão os melhores perfumes”, os piauienses têm muito do que se orgulhar. A costa do Piauí atrai inúmeros praticantes de esportes radicais, como kitesurf, além de pescadores e banhistas – a maioria composta pelos próprios moradores locais. Todas as praias são de águas cristalinas, mornas e areia branca e fofa.

A estrutura para turismo é boa, principalmente no município de Parnaíba, o segundo maior do Piauí, com 145 mil habitantes – perdendo apenas para a capital Teresina. A rede hoteleira do município é satisfatória e conta com pousadas e albergues para todos os gostos. O artesanato do Piauí também é um forte atrativo turístico. Peças de cerâmica ou de fibras de carnaúba – móveis, balaios e objetos decorativos – fazem sucesso em lojinhas de souvenires. Sem sombra de dúvida, o litoral do Piauí sempre será um dos destinos que mais valem a pena ser visitados. Está esperando o que?

Foto Delta do Parnaíba: miradas.com.br no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *