Desembarques nacionais: 1° Trimestre de 2012

Os desembarques estrangeiros registraram aumento do 12,63%
Os desembarques estrangeiros registraram aumento do 12,63%

Os brasileiros viajam mais de avião do que dentro dos ônibus, fato evidenciado nos números de desembarques que somente aumentam na estatística que pode crescer ainda mais com a chegada da Copa do Mundo FIFA 2012 no Brasil. Acumulado entre janeiro e junho de 2012 é o maior dos últimos doze anos. Mesmo com números aquecidos a infraestrutura ainda peca em diversos sentidos, desde condições na pista dos aviões até frequentes atrasos de voo.

Foram registrados 40,8 milhões de desembarques domésticos na contabilização do período. Recorde que chegou a superar o resultado do ano passado em quase 8%, quando foram contados cerca de 38 milhões nas chegas nacionais.

Aumento no desembarque de brasileiro dentro e fora do país

De acordo com os estudos estimados pelo Ministério do Turismo os desembarques internacionais também conquistaram aumento, de 2,6 milhões para 4,3 milhões, entre 2011 e 2012, respectivamente.

No mês de junho de 2012 os números da chegada internacional aumentaram em 0,2% entre este e o ano passado. Valores que fazem o recorde ser batido a cada ano. Os desembarques estrangeiros também registraram aumento quando comparado junho de 2011 (651 mil) e o mesmo mês de 2012 (733 mil) = + 12,63%.

O Ministério do Turismo diz que foram levados em consideração os desembarques regulares e não-regulares nos sessenta e sete aeroportos nacionais geridos pela INFRAERO (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), principal indicativo da atividade turística em todo o hemisfério nacional.

Governo Federal promete melhorias para 200 pistas de pouso

Os serviços aeroportuários brasileiros pecam na qualidade. Existe algo índice de reclamações. As regiões mais populosas do país são as mesmas que trazem maiores problemas nos aeroportos. O governo se mexe em passos lentos para tentar solucionar a problemática.

Para tentar solucionar o problema o Ministério do Turismo diz que estão previstas melhorias aeroportuárias para auxiliar 200 pistas de pouso, arcadas com dinheiro do Governo Federal. São sessenta e cincos destinos indutores do turismo no país afetados pelas novas medidas de acordo com o Plano de Aviação Regional da Secretária de Ação Civil.

Ampliação de modernização do sistema aeroportuário

Os terminais devem ser ampliados e modernizados, além do plano da construção de novas unidades. Gustavo Fleury, gerente de Política de Serviços Aéreos do SAC, afirma que a estimativa é atingir 94% dos brasileiros frente aos 71% na atualidade.

Nos últimos anos a movimentação dentro dos aeroportos brasileiros cresceu 40%, em grande parte por causa do turismo, de acordo com palavras de Fleury.

Foto: JorgeBRAZIL no Flickr

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *