Destinos e festivais interessantes para a cena cervejeira

Festival Brasileiro da Cerveja é o maior encontro cervejeiro do país
Festival Brasileiro da Cerveja é o maior encontro cervejeiro do país

Ninguém duvida que a cerveja seja uma das paixões nacionais do brasileiro, mas não são muitos os que sabem que existem uma infinidade de bares dedicados especialmente a apreciar a bebida, cervejarias que proporcionam visitas inesquecíveis e festivais dedicados ao tema espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Dentro deste contexto, um lugar muito interessante é um bar chamado Delirium Tremens. Situado em Bruxelas, na Bélgica, possui uma carta com cerca de 2500 opções de cervejas e, inclusive, está no Livro dos Recordes por possuir a maior variedade de cervejas disponíveis em um bar. Seu endereço é: Impasse de la Fidélité 4,  1000, Bruxelles, Bélgica.         Outra opção é a loja “De Bierkoning”, fundada em 1985 e localizada em Amsterdam, na Holanda. Eles oferecem mais de 1100 cervejas ao público amante da bebida. São cervejas para todos os gostos e bolsos!

Naturalmente, dentro do Brasil também existem excelentes opções de bares neste aspecto. Um bom exemplo é o bar Melograno, localizado na Vila Madalena, em São Paulo.  Com um cardápio de 160 rótulos, divididos por estilo de cerveja, o bar ganhou por 3 vezes consecutivas o Prêmio Comer & Beber – Categoria: Bares Carta de Cervejas,  elaborado pela Revista Veja SP.  Há também o Frangó, boteco dedicado ao mundo da cerveja e situado na Freguesia do Ó, em São Paulo. Possui uma ampla carta com opções nacionais e internacionais e excelentes petiscos, sendo que o mais famoso e pedido é a porção de mini coxinhas de frango e catupiry. Também foi indicado e vencedor por anos consecutivos do Prêmio Comer & Beber – Categoria: Bares Chope e Cerveja. Neste sentido, a cidade de São Paulo é extremamente bem servida de opções. São muitos os estabelecimentos dedicados ao assunto e para os interessados em mais dicas, o site da Revista Veja SP.

Bar Melograno localizado na Vila Madalena /SP
Bar Melograno localizado na Vila Madalena /SP

No entanto, o Sul do Brasil merece atenção especial ao tema. A boa pedida da região é a Rota das Cervejas no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. De acordo com o artigo “Rota da cerveja em Santa Catarina”, escrito pelo sommelier Daniel Wolff “em um raio de 40 km partindo de Blumenau – a capital da cerveja no Brasil – o cervejeiro desbravador poderá deliciar-se em 8 cervejarias, aproveitar a gastronomia típica e respirar a cultura alemã da região. Tudo isso acompanhado de muita receptividade do povo blumenauense e dos seus simpáticos vizinhos”.

Existem ainda diversos festivais e eventos que, entre outras coisas, celebram a bebida. Talvez o exemplo mais famoso seja a Oktoberfest, cuja versão original acontece em Munique, na Alemanha. Outra comemoração importante é o Saint Patrick’s Day, festa sediada em Dublin mas celebrada em todo o mundo, que tem como objetivo homenagear o padroeiro da Irlanda e cuja tradição é vestir-se de verde e beber bastante cerveja.

Surpreendendo a muitas pessoas, nos Estados Unidos também é possível encontrar festas animadíssimas dedicadas a cerveja. É o caso do “The Great American Beer Festival”, que acontece em Denver, no Colorado e durante seus 3 dias de duração, juízes analisam as mais de 2.300 cervejas que participam da celebração. O estilo do evento assemelha-se ao Oktoberfest e recebe visitantes de todas as partes do mundo. Há também o Great Taste of the Midwest”, que é considerado um dos melhores festivais de cerveja nos Estados Unidos. Acontece no segundo sábado de Agosto no parque Olin-Turville, situado na frente do lago Monona em Madison, Wisconsin.

A nível nacional, além da tradicional e gigantesca Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina, que é a segunda maior festa alemã no mundo, há a Festa Nacional do Chopp Escuro. Trata-se de uma festa popular sediada pelo município de Ponta Grossa, no Paraná. A festa, que atualmente conta também com chopp claro, teve sua primeira edição em 1990 a partir da iniciativa de um mestre cervejeiro chamado Jan Strassburger. A ideia inicial era celebrar a Cerveja Original, produzida pela Cervejaria Antártica, no entanto foi substituída pelo chopp escuro do tipo München, também fabricado na cidade e que tinha condições de atender a possível demanda da festa. Já em Joinville, através de uma iniciativa do Instituto Joinvilense de Cerveja, acontecerá em Maio o Joinville Beer Festival. Ele contará com atrações musicais, cervejas artesanais, palestras, concursos e opções gastronômicas.

Oktoberfest de Blumenau é a segunda maior festa alemã no mundo
Oktoberfest de Blumenau é a segunda maior festa alemã no mundo

A fim de fazer jus ao título de capital nacional da cerveja, Blumenau hospeda também o Festival Brasileiro da Cerveja, maior encontro cervejeiro do país. De acordo com a página oficial, “o evento reúne os melhores do ramo em um só lugar e com apenas um propósito: levar ao público amante das boas cervejas uma diversidade de tipos, aromas, sabores e texturas nunca vista antes na região.

A cada ano, o Festival conta com a presença de cervejarias, cervejeiros e consumidores vindos de diferentes partes do país. Todos se encontram em espaço amplo, organizado, agradável e destinado à exposição e comercialização das cervejas presentes no encontro. Tudo isso, junto a uma rica programação de shows musicais, palestras, workshops, atrações artísticas e ótimas opções de gastronomia”. A quarta edição do evento aconteceu em Março/2012 e em 4 dias reuniu cerca de 22.500 pessoas na Vila Germânica. O  público conferiu cerca de 500 rótulos de cerveja, além de palestras, workshops, atrações artísticas e variadas opções gastronômicas.

Por fim, não podemos deixar de mencionar o Brasil Brau, evento localizado em São Paulo e cuja última edição aconteceu em Julho/2011 no Transamérica Expo Center. Trata-se da maior feira direcionada à indústria cervejeira do país. Segundo o artigo Brasil Brau 2011 “o evento, que ocorre de dois em dois anos, reuniu profissionais do setor, cervejeiros artesanais, micro cervejarias, sommelier de cervejas e curiosos que tiveram a oportunidade de conhecer e estar em contato direto com as novidades deste saboroso segmento. A feira foi dividida em dois setores:  Área de negócios  e Degusta Beer, onde estavam as micro cervejarias apresentando ao público suas linhas de cervejas e lançando novidades. Foi o caso da Amazon Beer que trouxe de Belém do Pará a Bacuri Beer, cerveja extremamente leve (1,8% ABV), muito aromática e bem refrescante feita com uma fruta típica da Amazônia, o Bacuri”.

Foto: naovaseperder.wordpress.com
Foto 2: logiacervecera.com
Foto 3: brasilitis.wordpress.com

Autor: Jacqueline Michelleto

Profissional da área de Corporate Finance com experiência internacional.Mestre em Business Intelligence pelo INSA Business School – Barcelona / Espanha.Administradora de empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *