Dicas para fazer trilhas

Confira dicas para fazer trilhas
Confira dicas para fazer trilhas
É tempo de aventura! Necessário estar preparado em diversos aspectos para que a trilha não se torne lembrança negativa de passeios trágicos, fato que pode traumatizar as pessoas e por consequência espantá-las do convício com a natureza necessário para que o próprio ser-humano tenha vida saudável. Confira dicas para fazer trilhas.

Como planejar a trilha?

O primeiro passo está no contato direto com a administração da área natural antes de começar a arrumar as malas. Existem locais em que está proibida a presença de seres humano. Em outras, entradas de veículos motorizados estão proibidos por causa do alto risco de mudar o comportamento natural dos nichos ecológicos, qualidade do solo e da atmosfera.

Fique atento com as condições climáticas que existem na região. A previsão do tempo se faz necessário para que a chuva não torne o caminho escorregadio. Também pode prejudicar os planos de acampamentos, caso existe possibilidade de fazer a instalação turística.

Especialistas dizem que não é interessante confiar 100% nas previsões do tempo, visto que a temperatura pode mudar de maneira repentina, principalmente nas regiões montanhosas durante o verão. Necessário não abrir mão do equipamento de proteção contra chuvas, caso das jaquetas, luvas e capas de plástico.

Algumas vezes podem existir cavernas que sem preparo para o frio podem se tornar impossível de serem visitadas, mesmo nas temperaturas quentes no lado externo. Grandes grutas são geladas todos os dias do ano. Até mesmo as regiões com cachoeiras podem trazer mudanças repentinas na temperatura.

Não se esqueça de que a presença de guias profissionais é necessária, em grosso modo nas regiões que não são conhecidas de maneira perfeita. Somente após longos anos fazendo o mesmo trajeto pode-se viajar sozinho na aventura florestal.

Se estiver de moto é aconselhável viajar com alguém na garupa Tenha em mente de que as estradas brasileiras estão cada vez mais perigosas. A saída pode estar em fazer viagens em grupo, mas alguns experientes afirmam que existem grandes chances da aventura virar bagunça em nível jovial.

Nada contra a maré ao escolher a região para fazer a trilha. Ou seja, esqueça os locais que ficam abarrotados de pessoas durante os feriados e períodos de férias. Não é preciso ser um expert para saber as inúmeras vantagens desta escolha segura e eficaz.

Leve alguns sacos de plásticos para recolher todos os tipos de lixos, não deixe nada na natureza. Alguns resíduos podem encontrar longos anos para serem decompostos.

Foto: ::. glutz08 .:: no flickr

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *