Dicas para ir surfar

Aprenda a surfar corretamente

O Brasil possui a maior fauna e ecologia do mundo. Entre tanta diversidade a quantidade de praias localizadas na costa leste brasileira é bem abundante, por isso, muitos procuram elas para praticar o lendário surf. Se você morre de vontade de começar a dropar ondas ou se acaba de começar no esporte, segue algumas dicas de como pegar uma onda de forma qualitativa.

Antes de sair de casa

– Durma cedo, não saia de noite ou ingira bebida alcoólica no dia anterior, isso pode causar sérios danos à saúde cerebral.

– Leve protetor solar.

– Alguma pomada contra pequenos cortes ou ralados na pele.

– Muitas toalhas, para se secar ou sentar na areia à beira mar.

– Coloque poucas roupas para passar a temporada (ou o bate-volta), não faça muitas malas. A maioria da bagagem deve ser de bermudas.

– Organize os equipamentos, veja se está tudo no lugar certo, protegido. Não se esqueça de levar raspadores extras e bastante parafina. Lembre-se, existem praias onde não existem lugares para comprar estes utensílios.

– Assegure-se de que as instalações para o dormitório (ou os equipamentos de acampamentos) estejam preparadas para recebê-lo.

– Se possível leve máquina fotográfica, vale sempre a pena.

– Organize tudo no automóvel, vista a bermuda para o primeiro drop – não perca tempo!  

Alimentação

– Café da manhã reforçado uma vez que o físico é bem exigido durante a prática do esporte. Sempre tomando sucos ou algo que reponha às energias.

– Alimento que evitam cãibra, como a banana.

– O almoço deve ser rico em carboidratos. Esta é a forma mais rápida de repor a energia.

– A cada saída do mar é interessante comer algo doce, quem sabe um biscoito recheado. Ative o raciocínio rapidamente. Beba água mineral, pois o corpo esteve dentro da água salgada e necessita de equilíbrio imediato.

Viagens para praias secretas

– Quem almeja ir às praias secretas ou pouco habilitadas deve ter em mente que usualmente só existem dois métodos, utilizando barco ou caminhando em trilhas. Nos dois paradigmas é necessário ter bastante preparo físico, principalmente para carregar os equipamentos durante os percursos. Quem está de barco e deseja levar algo extra, deve ter uma mochila à prova d’água, pois o motorista normalmente nunca deixa os passageiros à beira mar, mas sim no outside, atrás da rebentação. Vale frisar que praias deste tipo sempre trazem areias grossas com ondas rápidas, bem recomendadas para os surfistas mais experientes.

Foto: mikebaird no Flickr

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

1 pensamento em “Dicas para ir surfar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *