Dicas para quem vai viajar sozinho

Conheça algumas dicas para quem vai viajar sozinho
Conheça algumas dicas para quem vai viajar sozinho

É muito comum nos dias de hoje alguém viajar sozinho, seja porque tirou férias em um período alternativo, ou porque está solteiro, ou até porque os filhos cresceram e não querem mais viajar juntos. Levando-se em consideração esses fatos sabe-se que quem mais viaja sem companhia nos dias de hoje são jovens ou pessoas mais velhas. A falta de companhia na hora de planejar uma viagem, independente dos seus motivos, não pode ser de forma alguma um motivo para não colocar o pé na estrada, afinal viajar sozinho é ir só para encontrar companhia pelo caminho.

Daremos algumas dicas para quem está pretendendo se aventurar em uma viagem e não pretende levar ninguém na bagagem. A primeira dica é que começar uma viagem sozinho não significa fazer uma viagem sem companhia, hoje se encontra muitos viajantes sozinhos e conhecer novas pessoas, de outros lugares, fazer novas amizades e porque não encontrar um novo amor pode e deve ser um dos objetivos de qualquer viagem. É interessante então estar aberto a conversas informais com estranhos, se convidar para sentar uma mesa em que alguém está comendo sozinho e puxar assunto com a pessoa da poltrona ao lado já no avião, é claro que tudo isso com muita educação e cuidado para não ser inconveniente.

Uma vez tendo superado a timidez e estando disposto a interagir com pessoas desconhecidas existem outras dicas que podem ajudar. Não fique em hotel, normalmente as diárias não são nada vantajosas para quem viaja sozinho, opte por um albergue ou hostel, já falamos aqui no blog sobre as vantagens desse tipo de hospedagem, mas para quem viaja sozinho é ideal, não só pelo preço, mas pela oportunidade de conhecer pessoas que também estão viajando sozinhas. Uma vez hospedado é hora de aproveitar o destino escolhido, para isso opte por baladas e restaurantes que não sejam românticos ou familiares, existem lugares que se organizam para receber o turista que viaja sem companhia e favorecem a interação entre pessoas que não se conhecem.

As últimas dicas são referentes a alguns cuidados que quem viaja sozinho deve ter. O turista que optar por aventurar-se sem companhia deve tomar cuidado ao sair sozinho a noite ou mesmo de dia ao passear por locais não muito seguros, isso porque uma pessoa é sempre mais vulnerável que um grupo, em pontos turísticos é fácil se misturar em um grupo já formado para não ficar sozinho. Além disso é importante avisar alguém, seja da família ou amigo, sobre sua viagem e seus destinos e sobre qualquer mudança de plano, isso porque caso ocorra algum acidente ou problema você poderá ser procurado na região certa.

Mas se você é do tipo que procura mais dicas e companhia planejada procura aqui antes de viajar.

Foto: znn2010.freeblog.hu

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *