Dicas para viagens em cachoeira

Brasil, o país com maior número de cachoeiras do mundo
Brasil, o país com maior número de cachoeiras do mundo
Brasil é o país com maior número de cachoeiras do mundo. Florestas tropicais juntos com as extensões de rios formam cenários encantadores que atraem não somente turistas brasileiros como também dos lugares mais remotos do planeta Terra. Porém, para que o lazer não vire dor de cabeça se faz necessário tomar alguns cuidados. Conheça dicas para viagens às cachoeiras.

Proteção: Tenha cuidado com a pele. Repelente e protetor solar são dois itens que não podem faltar na mochila das pessoas que estão indo para as cachoeiras, seja para passar algumas horas ou longas temporadas. Os restos de comida não podem ser jogados na mata, mas sim adicionados nos em caixas de plástico. Quem tem dinheiro sobrando não precisa perder tempo cozinhando quando estão indo para regiões famosas, repletas de opções para fazer alimentação no entorno.

Existem itens que jamais devem ser levados:

  • Garrafa de vidros, mesmo caso sejam descartáveis
  • Equipamentos movidos à base de eletricidade
  • Alimentos enlatados
  • Calçados novos e não apropriados
  • Lâminas grandes (facas e facões); Leve apenas um canivete de porte pequeno

Planejamento: O primeiro passo está no contato direto com a administração da área natural antes de começar a arrumar as malas. Existem locais em que está proibida a presença de seres humano. Em outras, entradas de veículos motorizados estão proibidos por causa do alto risco de mudar o comportamento natural dos nichos ecológicos, qualidade do solo e da atmosfera.

Fique atento com as condições climáticas que existem na região. A previsão do tempo se faz necessário para que a chuva não torne o caminho escorregadio. Também pode prejudicar os planos de acampamentos, caso exista possibilidade de fazer a instalação turística. Se informe antes de utilizar motos ou veículos motorizados, na maior parte das vezes a realização da trilha à cachoeira precisa ser feita a pé.

Jamais faça fogueiras

Fazer fogueiras consiste no pior erro que os visitantes podem cometer. O fogo representa veneno danoso ao solo, sem contar que podem gerar incêndios de proporções consideráveis. Iluminação necessita ser feita com lanterna, ao passo que para cozinhar se faz necessário o uso do fogareiro portátil. Utilize equipamentos a gás, visto que a querosene quando derramada no solo causa grande danos. Enfim, todos os cuidados com a natureza e ecossistemas são bem vindos.

Regra da roupa

É necessário estar com o menor peso possível. Ao caminhar utilize tecidos leves, calças compridas e bermudas. Porém, se está com plano de passar a noite ou explorar alguma caverna é necessário levar roupas de frio, mesmo em épocas de temperaturas quentes.

Leia mais:

Foto: paulotesserolli.blogspot.com

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *