Dicas para viagens nas cavernas

Caverna do Diabo, maior caverna de São Paulo
Caverna do Diabo, maior caverna de São Paulo
As cavernas estão presentes em diversas partes do mundo. Contam com características peculiares por receberem luz de sol quase nula. A escuridão traz alta diversidade mineral, além de outras riquezas naturais. Cenários com traços peculiares formados após milhares de anos. Conheça algumas dicas interessantes sobre como fazer uma viagem nas cavernas de maneira segura.

As montanhas podem trazer variações climáticas em níveis consideráveis. De noite, geralmente existe grande índice de ventanias. Quem deseja fazer aventuras nas cavernas deve ter em mente que o ambiente interno está na maior parte do tempo gelado. Por este motivo é necessário estar bem abrigado. Restos de comida não podem ser jogados na mata, mas sim adicionados nos em caixas de plástico.

Nível Técnico

É imprescindível a presença de guias para direcionar a viagem. Principalmente porque nos ambientes subterrâneos são necessárias caminhadas em nível inundado e com travessia de rios interno. Dependendo do nível se faz necessário o uso de técnicas verticais, caso de escaladas, descidas em corda e ascensões. Confira a lista dos equipamentos indispensáveis para fazer exploração nas grutas.

Capacete: Necessário para evitar com que desmoronamentos de terra afetem a cabeça dos exploradores. Também são fundamentais para as passagens nos trechos baixos.

Roupas: Na maior parte do mundo a exploração é indicada com macacão composto por materiais que fornecem alta proteção. Necessária alta resistência a brasão nos joelhos. Botas são necessárias para passar nos terrenos com alto nível de inundação. O solado necessita de qualidade para os terrenos de lama, rocha e zonas argilosas. Reforçado de forma atenuada na louça ou couro. Na prática, todo o corpo deve estar protegido contra os atritos que acontecem nas rochas.

Equipamentos: Em geral as lanternas ficam presas nos capacetes. As indicadas necessitam de alto poder de impermeabilidade, além de capacidade para durar longas horas de maneira qualitativa. As pilhas ou baterias precisam de proteção contra umidade, excedendo assim o tempo de permanência previsto para o funcionamento.

As mochilas de ataque são mais interessantes para este tipo de exploração. Pequenas e resistentes. Amarráveis entre si com cordas. Utilize recipientes impermeáveis, geralmente compostos por plástico no sentido de carregar alimentos, equipamentos eletrônicos, roupas secas, carbureto e baterias.

Os equipamentos de escalada necessitam estar na lista dependendo do formato existente na caverna, assim como os equipamentos de mergulho com configuração direcionada ao mergulho técnico nas cavernas, sendo necessárias inclusive reservas suficientes de ar. As ferramentas de escavação são úteis nas explorações de novas galerias subterrâneas.

Foto: jonycunha no flickr

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *