Ecoturismo

Turismo sustentável
Confira o que é ecoturismo
O Ecoturismo tem por objetivo além de motivar a atividade física, a apreciação da vida selvagem e da população nativa em seu estado natural. Este tipo de turismo contribui para que o ecossistema seja mantido, além de propiciar o desenvolvimento sustentável das populações locais.

A importância desta prática e de tantas outras (turismo de aventura, turismo rural, etc.) é a opção de vida que elas podem proporcionar para a população que vive nestes ambientes, ou seja, estas famílias podem conseguir uma economia sustentável sem que haja a necessidade de desmatamentos e destruição da natureza.

Os adeptos deste tipo de turismo estão intimamente ligados a vida selvagem e não se incomodam com boas acomodações ou coisas luxuosas. Na verdade, o incitante para estas pessoas é a ligação que a atividade pode proporcionar com o meio natural. Estar tão próximo da natureza em sua essência real, sem as adaptações do homem, é o que os praticantes buscam realmente.

As atividades exercidas neste meio são diversas e envolvem vários níveis de preparação. Para aqueles que não estão muito acostumados ou fazem pouca atividade física, existe a opção de se fazer caminhadas, em trilhas ou não, onde a apreciação de paisagens é o foco principal. Porém, para aqueles que estão envolvidos com a prática de exercícios e querem uma maior adrenalina, existem as opções do montanhismo, escalada, rafting, rapel, etc.

A procura pelo ecoturismo cresce à medida que a conscientização da importância da preservação das áreas naturais aumenta. Por isso, este tipo de turismo é uma forma de ajudar as pessoas que vivem em meio à natureza e precisam de um “ganha-pão”, e também do próprio meio natural, que deixa de sofrer agressões e transformações que acarretam prejuízos incalculáveis.

O incentivo desta prática deve vir do próprio governo, de entidades, das pessoas, de todos nós. Os praticantes devem entender que o ecoturismo não visa apenas os passeios e as horas entretidas dentro do meio natural, esta prática quer que você esteja consciente do uso racional dos recursos disponíveis e entenda que a natureza necessita de cuidados.

O Brasil é um país com lugares maravilhosos para se conhecer – lindas cachoeiras, montanhas, deságues, rios, florestas… Somos possuidores de diversos ecossistemas, ainda temos matas nativas, ainda possuímos águas despoluídas. Na verdade, temos tanto que muitas vezes nem damos a devida atenção. O governo pode criar ações, restrições, planos e tentar inibir a ação dos agressores, porém, somos nós que usufruímos da mãe natureza, por isso, somos também responsáveis pela sua preservação. Pense nisso!

As ações relacionadas à criação de economias sustentáveis que propiciem a interação entre humano e natureza, é apenas uma forma que encontramos hoje de entrar em contato com a nossa essência. O ecoturismo é o meio de unificar passado com presente – e o melhor disso tudo é que não é preciso derrubar árvores e desviar rios para que este “presente seja nosso futuro”, pois, ele já existe.

Lea mais:

Foto: mivozcolombia.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *