Está difícil encontrar vagas em hotéis de São Paulo

Hotel com piscina em São Paulo

São Paulo é a cidade econômica do país. Em uma média anual existem 90.000 eventos oficiais contabilizados, fora os que não são oficiais. Pode-se dizer que 75% dos grandes eventos realizados no país acontecem em São Paulo. Um setor de eventos que possui extremo destaque é o turismo empresarial para negócios. Porém, diante tanto crescimento, a estrutura dos hotéis paulistas para oferecer vagas de quartos sofre constantemente com os eventos de enormes proporções. Quase 75% das vagas da rede hoteleira na cidade estão ocupadas anualmente. Durante os grandes eventos faltam quartos, a solução é se instalar em um dos hotéis do litoral paulista.

Anualmente são quase 12 milhões de visitantes. São contabilizados quase 70 mil quartos na região metropolitana. O hotel Holiday Anhembi, maior do Brasil, possui quase 800 quartos que estão constantemente vagos. Os administradores alegam que muitas vezes eles precisariam de mais 100 vagas para atender a atual demanda. O hotel atrai muitos turistas devido à sua requintada culinária internacional e infraestrutura para realização de eventos, normalmente empresariais. O empreendimento pertence à Inter Continental Hotels Group, rede hoteleira com mais de 3.000 hotéis espalhados pelo mundo. Quem possui o cartão prioritário da companhia possui exclusividade no atendimento.

Segundo com a Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV) estão sendo realizados mais eventos executivos na cidade, o que vem aumentando o fluxo de turistas em 30% somente neste primeiro semestre. O presidente da ABAV, Edmar Bull, alega que já chegou a procurar somente uma acomodação em mais de 25 hotéis. A excessiva demora em novas construções e baixo capital financeiro presente para investir em infraestrutura são as duas grandes causas do fato. Certamente que a problemática vai persistir além da Copa do Mundo de 2014.

A Copa está ai e caso a cidade venha realmente participar do maior evento esportivo do mundo a instalação de turistas em hotéis nas praias paulistas passam devem ser a solução. Para quem possui tempo, por exemplo, uma boa saída é embarcar em um cruzeiro a caminho do Porto de Santos, conhecendo toda a faixa leste litorânea brasileira até chegar ao destino. Porém, pelo menos 40 minutos separam Santos da capital paulista, onde se encontra maioria dos centros econômicos, comercias e esportivos.

Foto: aforonda no Flickr

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *