Guadalajara é uma das melhores alternativas para simpatizantes da cultura mexicana tradicional

Com 1,6 milhões de habitantes, Guadalajara é a quinta maior cidade mexicana e capital do Estado de Jalisco, situado no oeste do país. Sua área metropolitana possui mais de quatro milhões de pessoas, sendo a segunda maior aglomeração urbana do país, superada apenas pela capital Cidade do México. A região de Guadalajara é conhecida por ser o berço de alguns dos mais importantes ícones da cultura mexicana, como o jarabe tapatío e o mariachi dança e estilo musical típicos na qual os homens usam o famoso chapéu conhecido como “Sombrero”- e a tequila.

Por esse motivo, Guadalajara é o principal centro cultural da parte ocidental do México e o segundo mais importante de todo o país, sendo conhecida como a “Pérola do Oeste”. O centro histórico da cidade, por ser a área mais antiga, atrai milhares de turistas. Os patrimônios históricos estão em bom estado de conservação e as ruas estreitas dão um charme ao lugar. É nessa região onde estão os edifícios mais antigos, como a Catedral Metropolitana, considerada um cartão postal. O templo possui uma arquitetura que mistura os estilos barroco, gótico e neoclássico. O prédio que abriga o Hospício Cabañas foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. No início, a instituição cuidava de pessoas com problemas mentais. Atualmente, no antigo Hospício Cabañas funciona um Centro Cultural. Vale a pena conhecer também as colunas do Monumento da Retonda de Los Jaliscienses Ilustre, o Palácio Municipal e o Teatro Degollado.

Eleita a capital cultural da América em 2005, Guadalajara possui uma variedade de museus, que inclui o Museo Regional de Occidente e o Museo de Las Artes de La Universidad de Guadalajara. Para quem gosta de estátuas humanas em tamanho real, o Museu de Cera é a melhor opção. O acervo é composto por mais de 120 figuras de personalidades históricas e atuais do México e do mundo, além de personagens de desenhos animados e filmes de terror.

Na gastronomia, Guadalajara conta com inúmeros restaurantes mexicanos típicos, que misturam as tendências originárias da Espanha e da América pré-colombiana. Um dos pratos característicos da região é o birria, uma carne de bode assada com os tradicionais temperos apimentados do México. A cidade possui também restaurantes de vários outros estilos para agradar todos os paladares.

A ampla rede hoteleira está se expandindo em função dos Jogos Pan-Americanos de 2011. Guadalajara sediará a décima sexta edição da competição, que acontecerá no mês de outubro.

Foto: JorgeRz no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *