Ilha Grande: Destino Certo para a natureza

Praias com águas cristalinas no Ilha Grande
Praias com águas cristalinas no Ilha Grande

A Ilha Grande é um dos locais de praia mais bonitos do Rio de Janeiro. É uma viagem de volta ás origens e contato pleno com a natureza. Passeio ideal para a família, afinal, pousada é o que não falta e com preços incrivelmente acessíveis. São tantos turistas que passam por Ilha Grande que fica difícil saber quem mora ali e quem não. Além da consciência ambiental que a população de Ilha Grande tem. Praias com águas cristalinas, caminhos de trilhas inspiradores, cachoeiras. Ficou com vontade? Confira algumas dicas de locais e trilhas para fazer por lá.

Aqueduto – Saco do Céu – para começar uma trilha no Saco do Céu, faça uma refeição leve, use bastante protetor solar, leve uma garrafa de isotônico e outra de água em uma bolsa de fácil portabilidade. Saia de casa de manhã cedo para aproveitar o período em que o calor não está tão intenso. O interessante deste caminho são as diversas espécies vegetais e a cachoeira da Feiticeira, que é ideal para dar uma energizada na metade do caminho.

Sítio Forte – Araçatiba – Praias bem sinalizadas, mangues, flores de diversas espécies e uma intensa experiência com a Mata Atlântica. Muito visitada por ambientalistas e biólogos, a trilha de Sítio Forte é de nível médio, ou seja, a maioria do terreno é plano, sem pedras escorregadias e o trajeto termina em uma belíssima praia.

Abraão – Dois Rios – Se for chegar á Ilha Grande de balsa, irá desembarcar na praia do Abraão, a mais famosa de Ilha Grande. Pousadas, recantos, jardins, praia. É lá que funciona um centro de estudos da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), aberto á visitação, dentro do antigo presídio desativado. É uma trilha bem fácil e leve.

Dois Rios  – Caxadaço – Sem dúvida, a trilha que mais atrai turistas, por ser considerada popularmente ser o lugar onde Deus descansou no sétimo dia. Tem um caminho mais selvagem e fechado e a caminhada não é tão leve, mas vale a pena pelo cenário de tirar o fôlego. Como a vegetação é bastante intensa, a temperatura é bem amena.

Santana – Bananal – Trilha percorrida por quem quer conhecer a Lagoa Azul, onde o mergulho é a principal atividade, a trilha de Santana é bastante bucólica e plana. Leve uma câmera fotográfica, pois no meio do caminho, você irá encontrar a Igreja de Santana, famosa por sua arquitetura.

Leia também As mais famosas ilhas brasileiras

Foto: salsaventura.blogspot.com.es

Autor: Bruna Fernandes

Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Castelo Branco.Formada em Inglês pela Escola de Idiomas Wizard.Resenhista.

1 pensamento em “Ilha Grande: Destino Certo para a natureza”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *