Ilhas Cyclades: destino paradisíaco na Grécia

Ilha do Mykonos
Ilha do Mykonos

No sudeste da Grécia, no mar Egeu, estão localizadas as famosas Ilhas Cyclades, composta no total por 220 ilhas. Hermópolis é o centro administrativo, mas Mykonos e Santorini são as mais visitadas.

Dentre as Ilhas Cyclides, Mykonos é mais procurada por casais em busca de viagens românticas. Além disso, ela é famosa por concentrar uma grande comunidade gay na região. Mas para quem vai para curtir um clima romântico com tranquilidade, pode logo mudar de ideia. A ilha é a mais agitada de todas. Muitos turistas vão para festas e curtir o que há de melhor em termos de entretenimento

A vida noturna da ilha é bem agitada, com inúmeras opções de bares e restaurantes. E quanto as praias, elas também devem fazer parte do roteiro, principalmente a Elía, localizada na costa sul da ilha. Para quem busca por mais tranquilidade esse é o lugar ideal.

Em Mykonos, é também onde se encontram as famosas ruelas labirínticas, junto ao porto, que faziam os piratas se perderem na ilha séculos atrás. Hoje são um dos pontos turísticos mais procurados da região.

A ilha é paradisíaca com suas águas claras. Dá para se divertir com a agitação e mesmo descansar nos lugares mais tranquilos. E Mykonos, assim como muitas ilhas gregas, tem o seu lado arquitetônico belo e elegante, com as centenas de casas brancas na encosta do litoral.

Quem estiver em Atenas com tempo de folga, não pode perder a oportunidade de visitar a região. Mykonos está a 5 horas de barco da capital grega.

Outra ilha do conjunto das Cyclades é a Thira, chamada também de Santorini. Ela é muito famosa pelo vulcão que entrou em erupção em 1550 que arrasou todo o território, e em 1956 ela sofreu um terremoto que causou muita destruição. A partir do final dos anos 50, a ilha passou por uma recuperação em toda a sua arquitetura, mas mantendo seu aspecto original.

Para quem chega de barco a Thira, o vulcão é a primeira coisa a ser vista. E o melhor é que os barcos a caldeira do vulcão, mostrando ao turista que aquele pedaço de terra foi realmente o que sobrou da erupção de séculos atrás. Para entrar no clima, muitas casas e hotéis da região têm suas janelas voltadas para o vulcão.

As praias, assim como em Mykonos, são uma das principais atrações. Mas em Thira, com a quantidade de turistas, hotéis e agências de viagem, o litoral fica cheio de guarda-sóis e cadeiras, ocupando boa parte da areia. Para quem procura um lugar agitado, as praias são definitivamente os melhores locais.

Foto: L. Richard Martin, Jr. no Flickr

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

1 pensamento em “Ilhas Cyclades: destino paradisíaco na Grécia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *