Inhotim: Museu de arte contemporânea

Inhotim é um lugar para ser visitado mais de uma vez

Brumandinho é uma cidade localizada no interior de Minas Gerais, mais especificamente no vala do Paraopeba, a região é conhecida pelas suas belezas naturais e belas paisagens, assim como por fatores culturais marcantes. Fazendo coro a tais riquezas encontramos a poucos quilômetros de Belo Horizonte o Instituto de artes contemporâneas e Jardim Botânico, mais conhecido como Inhotim. Seja visitando Brumadinho ou de passagem por Belo Horizonte vale a pena para qualquer turista ir até Brumadinho e conhecer o Inhotim, pois ele guarda especificidades dificilmente vistas em outros lugares.

Quem conhece o Inhotim não esquece, único em suas belezas e na experiência que proporciona é um lugar para ser visitado mais de uma vez, não só pelo fato do espaço apresentar exposições temporárias, mas também pelo seu tamanho. Por se tratar também de um Jardim Botânico o Instituto possui grande extensão que deve ser percorrida pelo visitante a pé. A área verde é gigantesca pontuada por obras de arte e galpões de exposições por todo o seu terreno. Sendo assim não há como separar a visita ao Jardim Botânico do museu de arte contemporânea, já que as obras encontram-se em plena harmonia no espaço.

Mesmo para os que não apreciam a arte contemporânea, ou não a entendem, não tem como não apreciar o Inhotim. O espaço oferece uma tranquilidade em contato com a natureza e a arte sem o peso e “tédio” de uma visita a um museu comum, o visitante pode cansar-se por realmente se tratar de um local muito grande e sem caminhos definidos, o que pode fazer com que um visitante deixe de ver certas exposições sem perceber que o fez. A beleza e mágica do Inhotim se dá, pois a maior parte das obras lá expostas foram criadas por artistas renomados especialmente em harmonia com o espaço. Dessa forma é notável uma conexão entre as obras de arte, o paisagismo e todo o instituto em si.

É claro que em um lugar tão amplo, onde deve-se passar o dia é necessário que exista uma boa infraestrutura. No Inhotim a infraestrutura é ótima e o ponto de destaque se dá a gastronomia encontrada no local. Para comer lá é possível agradar a todos os gostos, desde comidas rápidas, como lanches, até pratos mais elaborados e sofisticados oferecidos por restaurantes que se espalham por todo o Instituto.

Inhotim é um roteiro para fazer parte de qualquer viagem dos amantes das artes, da natureza e da beleza em si.

Maiores informações:

Rua B, 20, Inhotim, Brumadinho, MG, Brasil

info@inhotim.org.br

Funcionamento de terça, quarta, quinta e sexta das 9h30 às 16h30, sábados domingos e feriados das 9h30 às 17h30

Foto Inhotim: wffm2012saopaulo.com

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *