Lagos e lagoas do Brasil

Vista da Lagoa Rodrigo de Freitas

A praia de Copacabana é um dos cartões postais mais famosos do Brasil pelo mundo afora e ajudou a divulgar as belas praias que existem no país. Mas as lagoas que estão espalhadas pelo território brasileiro também merecem destaque, tanto por sua beleza como pelas paisagens que apresentam.

Alguns dos lagos e lagoas mais conhecidos no Brasil são:

Lagoa Rodrigo de Freitas: localizada em uma das regiões mais movimentadas do Rio de Janeiro, ela provavelmente é a lagoa mais conhecida no país. Ela possui 7,5 km de extensão que abrigam cerca de 2,4 milhões de metros quadrados de superfície.

A lagoa é usada para a prática de esportes aquáticos (sendo que foi usada durante o Pan-americano realizado em 2007 para diversas atividades que envolviam o uso de água) ou um simples passeio de pedalinho. Ao seu redor, existe uma ciclovia pavimentada, um estágio de remo e diversos quiosques de alimentação, que tornam muito mais agradável uma visita ao local.

Lago Paranoá: criado artificialmente durante a construção de Brasília, o Paranoá é formado pelas águas represadas do rio que leva o mesmo nome e tem 48 quilômetros quadrados de extensão, uma profundidade de até 38 metros e cerca de 80 quilômetros de perímetro, além de possuir algumas praias artificiais em sua margem.

É possível realizar diversas atividades aquáticas no perímetro do lago, bem como passear ao longo do lago ou se bronzear na margem de uma de suas praias.

Lagoa dos Patos: situada no Rio Grande do Sul, ela possui 265 quilômetros de comprimento e uma superfície de 10 144 km², estendendo-se na direção paralela ao Oceano Atlântico. Dotada de uma água azul, areias brancas e árvores com sombras generosas, mostra-se um lindo local tanto para passeios a pé como de barco.

Lagoa do Ibirapuera: certamente não é uma das maiores, porém merece destaque por estar localizada no coração de São Paulo, abrigada dentro de um parque que leva o mesmo nome. Ao seu redor moram diversos pássaros, o que torna a visita ao local mais acolhedora e com uma paisagem mais natural, diferente do que normalmente se encontra na cidade. Durante as festividades de final de ano, são colocados ao seu redor diversos holofotes coloridos que produzem um show de luzes que encanta os olhos de seus espectadores.

Lagoa da Pampulha: ela se torna especial por fazer parte da paisagem de Belo Horizonte, capital de Minhas Gerais, que não possui praias ao seu redor. Assim como o Paranoá, a Pampulha também foi criada artificialmente, só que pelas mãos do arquiteto Oscar Niemeyer, famoso por projetar Brasília.

Enquanto as praias são sinônimos de agitação, concentração de pessoas e movimento, as lagoas convidam ao silêncio, reflexão e admiração. Dependendo do seu temperamento ou estado de espírito, elas são muito bem-vindas!

Foto: D.Marques no Flickr

Autor: Mônica Wanderley

Blogger na rede The Diktyo SL.Bacharelado em Jornalismo.

1 pensamento em “Lagos e lagoas do Brasil”

  1. Artigo muito pontual, claro e rico em informações. Excelente¡¡ Não precisei nem de outro texto-web para complementar o entendimento¡¡

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *