Maior reserva de patrimônio pré-histórico do continente americano está no Nordeste brasileiro

Serra Capivara é um Parque Nacional muito visitado

Criado com o intuito de proteger um dos mais importantes patrimônios pré-históricos da América, o Parque Nacional da Serra da Capivara abriga a maior quantidade de sítios arqueológicos do Brasil e de todo o continente. A reserva ocupa o território dos municípios de João Costa, Brejo do Piauí, Coronel José Dias e São Raimundo Nonato, localizados no sudeste do Estado do Piauí. A região é considerada por muitas pessoas um museu a céu aberto. São mais de 900 sítios arqueológicos, sendo que 657 apresentam pinturas rupestres nas cavernas e paredões rochosos. Essas gravuras indicam que o local já era habitado há mais de 50.000 anos. Em 1991, o parque foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

No alto da Chapada da Capivara, existe um conjunto de quatro sítios que são diferenciados dos demais pelas pinturas feitas em tons azulados. Trata-se do Circuito dos Veadinhos Azuis. O conjunto é uma raridade para obras de arte pré-históricas, já que a grande maioria das civilizações do período desconhecia pigmentos dessa tonalidade. Para acessar o local, o turista deve percorrer uma trilha, num passeio de aproximadamente duas horas. Ao longo do percurso de subida, é possível admirar a paisagem encantadora da região.

Outro ponto famoso da região é o Sítio do Meio. Nesta área, foi encontrada a primeira ferramenta americana em pedra polida, datada de 9200 anos e os pedaços de cerâmica mais antigos de todo o continente, de 8960 anos. Vale a pena visitar também o Museu do Homem Americano, onde estão expostos artefatos de cerâmica, pedra polida, fósseis etc.

A preservação do Parque durante todos esses milênios deve-se, principalmente, ao equilíbrio ecológico do lugar. A Serra da Capivara abriga a maior área preservada do ecossistema da caatinga em toda a região Nordeste. Por isso, os patrimônios naturais e culturais estão intimamente ligados de um modo que a existência de um depende da conservação do outro.

Nos últimos anos, a fauna e a flora da região têm sofrido um processo de degradação causado pela ação do homem. A caça predatória já é o principal motivo de ameaça de extinção de várias espécies animais típicas do semi-árido nordestino. Uma das causas desse problema deve-se aos problemas sociais enfrentados pela região. O Piauí é um dos estados mais pobres do Brasil. A população local não tem consciência da necessidade de conservação do meio-ambiente e do patrimônio cultural. Por isso, é necessário integrar desenvolvimento sócio-econômico à preservação do Parque.

A região não tem muita infra-estrutura. Os melhores hotéis e pousadas estão em São Raimundo Nonato. Os visitantes podem acessar o Parque pela cidade de Petrolina, em Pernambuco. O município do estado vizinho tem um aeroporto que faz conexão direta com São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

Foto Serra Capivara: guiasobrebrasil.com

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *