Minas Gerais: Belezas Arquitetônicas e Áreas Urbanas

Igreja de São Francisco em São João Del Rei
Igreja de São Francisco em São João Del Rei

Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do Brasil. Sua capital, Belo Horizonte, é a terceira maior aglomeração urbana do Brasil. A grande mistura que ocorreu em Minas, contribuiu para uma cultura muito rica e diversificada. Colonizações de portugueses, ocupações indígenas influencia as artes, culinária e o folclore até os dias de hoje. A terra dos queijos, vinhos e vida tranquila também tem espaço para grandes áreas urbanas e um crescimento econômico bastante satisfatório. Minas não é só vegetação, gado e fazenda. Um dos mais importantes acervos arquitetônicos da época colonial brasileira está abrigada em Minas Gerais. Conheça as cidades que mais se destacam no turismo, arte e arquitetura.

Ouro Preto – Primeira cidade brasileira a ser declarada, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, patrimônio histórico e cultural da humanidade. Famosa por sua arquitetura colonial, Ouro Preto possui inúmeros parques estaduais que preservam o ecossistema da área composto por cachoeiras e uma enorme área de mata nativa. Não deixe de visitar o Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu da Inconfidência e outros inúmeros locais que guardam acervos históricos da cidade e do país.

Mariana – Os pontos turísticos mais famosos de Mariana são a Catedral da Sé, Igreja de São Francisco de Assis, Casa da Câmara e Cadeia e a famosa Maria Fumaça, que foi totalmente reformada em 2006. A estação ferroviária da cidade também foi revitalizada, se tornando um grande ponto de atração turística. Se você gosta de natureza, visite a Cachoeira do Brumado, Cachoeira da Serrinha e Cachoeira do Cristal.

Diamantina – terra natal de Juscelino Kubitschek, a cidade conta com um centro histórico, que é patrimônio mundial da UNESCO. A arquitetura de Diamantina composta de ruas de pedras, paredes de ladrilho e muita inspiração portuguesa é bastante visitada por fotógrafos por suas cores e estilo. O setor de hotelaria vem crescendo em Diamantina, a dica é escolher as pousadas, elas costumam ser mais em conta e são de boa qualidade. Além de ficarem perto de onde a cidade ‘acontece.’

São João Del Rei – Grandiosa, moderna e com bastante área urbana. São João Del Rei também é conhecida como uma cidade universitária, devido aos centros de ensino, cursos e a expansão da UFSJ, que já contará com seu segundo curso de medicina. Abriga diversas igrejas e patrimônios famosos como a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, Solar da Baronesa de Itaverava, onde funciona o centro cultura da UFSJ e o Monumento ao Cristo Redentor no Alto da Bela Vista.

Foto: Alexandre Machado no flickr

Autor: Bruna Fernandes

Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Castelo Branco.Formada em Inglês pela Escola de Idiomas Wizard.Resenhista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *