Ministro Turismo está otimista

Bons resultados do Rio + 20
Bons resultados do Rio + 20

Logo após o término da reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes estaduais de turismo da FORNATUR, dia 16/07, o ministro Gastão Vieira se mostrou otimista por causa dos resultados do Rio + 20 e da presença de Dilma no projeto internacional de promoção do turismo brasileiro, apresentado no consultado brasileiro, em Londres, durante os jogos olímpicos de 2012.

Palavras do ministro

Gastão Netto ainda frisou sobre a importância das secretarias na interlocução das implantações de políticas públicas que visam ampliar o setor turístico no Brasil. “Muitos temiam que não tivéssemos sucesso no Rio+20. No entanto, tivemos taxas de ocupação altíssimas, o esquema alternativo de hospedagem e os aeroportos funcionaram perfeitamente, o que nós dá tranquilidade em relação à realização da Jornada Mundial da Juventude”, afirmou o ministro.

O chefe do turismo ainda comentou sobre algumas atividades que estão sendo realizadas pelo Ministério. Ele diz que obras são entregues, contas pagas, e a cadeira produtiva, desonerada. Gastão Vieira já anunciou de forma pública esperar o Brasil nas três primeiras colocações do turismo em nível mundial.

Muito trabalho pela frente

Segundo pesquisa divulgada pelo Fórum Mundial Econômico no início de 2011, o país estava na 52ª posição no ranking de nações mais procuradas por turistas em todo planeta. Na época da divulgação do estudo, Porto Rico e México haviam acabado de ultrapassar o Brasil. Segurança e estrutura nos transportes públicos foram dois aspectos apontados com destaque negativo em terras nacionais.

Motivos da esperança no crescimento

Embora existam aspectos negativos há alguns fatores que podem de fato aumentar a demanda turística. Os grandes eventos de repercussão mundial, Copa do Mundo e Olimpíadas, devem atrair maior público internacional. Também movimentam a economia do país, gerando alto índice emprego e aumento do poder de consumo dos viajantes brasileiros.

O Brasil tem a maior floresta tropical do mundo. Está em vigésimo colocado em recursos culturais. A economia está em alta e afeta de forma direta o investimento no turismo. Cinco bancos nacionais já anunciaram aumento de 12% na disponibilidade de empréstimos para empresas ligadas ao turismo. Quase 10% do PIB nacional vêm de atividades turísticas.

Brasil nas Olímpiadas londrinas 2012: Quem está na capital da Inglaterra pode contar com inúmeras atividades culturais. Porém, nenhuma amostra cultura traz tanta brasilidade como a que vai estar disponível na embaixada brasileira, que de forma direta, promove a Copa do Mundo e as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016.

Leia mais

Brasil é ultrapassado por Porto Rico segundo pesquisa que mede roteiros turísticos

 Foto: postosmg.wordpress.com

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *