Mistura de natureza e urbanização na mesma paisagem faz do Rio de Janeiro uma cidade maravilhosa

O Cristo Redentor

O lugar do Brasil mais popular no resto do mundo é, sem dúvida, o Rio de Janeiro, a principal porta de entrada para estrangeiros. É a segunda maior cidade brasileira, com mais de 6,3 milhões de habitantes, sendo também um dos principais centros econômicos e culturais do país. Além de ser o principal cartão postal do Brasil, o Rio abriga riquezas culturais, históricas e ecológicas, possuindo inúmeros pontos turísticos apreciados nacional e internacionalmente. O Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Ponte Rio-Niterói, os Arcos da Lapa, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico e a Catedral Metropolitana compõem a paisagem carioca, que mistura praias, montanhas, florestas e áreas urbanas.

A capital fluminense está localizada na margem ocidental da baía de Guanabara e desenvolveu-se sobre estreitas planícies aluviais, cercadas por morros e montanhas. O relevo acidentado da cidade proporciona aos visitantes e moradores os melhores mirantes com vista panorâmica para toda a região. O morro do Corcovado, onde está o Cristo, possui mais de 700 metros de altitude. A vista de lá de cima é impressionante e o ambiente torna-se ainda mais agradável com a presença de uma das sete maravilhas do mundo: o Cristo Redentor. A estátua tem 38 metros de altura e representa muito mais do que um símbolo religioso. Simboliza a cordialidade do povo brasileiro, que está sempre de braços abertos para receber qualquer pessoa. É possível acessar o topo do Corcovado de carro ou de trenzinho.

Outro símbolo carioca é o Pão de Açúcar. Próximo a Praia Vermelha, encontra-se a bilheteria onde são vendidos os ingressos para o passeio de bondinho. O teleférico dá acesso ao morro da Urca e do Pão de Açúcar, onde há uma vista panorâmica e privilegiada para a Zona Sul da cidade. Dentre as belezas naturais da cidade, o Parque Nacional da Tijuca proporciona passeios ecológicos em meio a Mata Atlântica. As praias da cidade são conhecidas no mundo inteiro, sendo Copacabana, com eu calçadão típico, e Ipanema as mais famosas. Estes lugares atraem muitas pessoas em busca de badalação e vida noturna agitada. A agitação e a boemia do bairro da Lapa, na região central da cidade, também são outro atrativo para quem procura entretenimento.

O Rio de Janeiro também possui uma vida cultural agitada. O Museu Histórico da República, abrigado no Palácio do Catete, conta a história do período republicano, com destaque para a era do ex-presidente Getúlio Vargas, que lá se suicidou. A cidade do Rio era a capital do Brasil até 1960 e o Catete era a sede do governo Federal. Visitar o Museu é fazer uma verdadeira viagem no tempo para conhecer melhor a história do país.

Em 2010, o município recebeu cinco milhões de turistas brasileiros e estrangeiros. A expectativa é que esse número cresça nos próximos anos em virtude da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. A rede hoteleira da cidade é diversificada e possui 28 mil apartamentos. Os aeroportos do Rio recebem vôos diretos de várias cidades do Brasil e do mundo, por várias companhias. Vale a pena visitar o Rio de Janeiro durante o carnaval e o Ano Novo.

Foto: F’abio Costa 1973 no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *