Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa

Que a cidade de São Paulo é repleta de diferentes atrações que agradam os mais diversos gostos não é nenhuma novidade, de forma que o turista que passa pela cidade tem tantas opções que chega a ser difícil escolher o que fazer. No que diz respeito à cultura e a seu acesso, São Paulo é uma metrópole bem democrática, e um dos lugares que é a própria expressão disso é o Museu da Língua Portuguesa, que já mostra sua acessibilidade pela sua localização na Estação da Luz.

O Museu da Língua Portuguesa é um local elogiado e muito visitado desde sua inauguração, mas ganhou especial destaque desde que foi citado em uma publicação internacional, por se tratar de um dos museus do mundo que recebeu o maior número de visitantes no ano em questão. O Museu da Língua Portuguesa é um espaço que não trata apenas da memória e história da Língua Portuguesa, mas também conta a história do Brasil e um pouco sobre os principais nomes da literatura de nosso país, que são inseparáveis de nossa cultura.

A visita ao Museu da Língua Portuguesa inicia-se pela apreciação da arquitetura inglesa típica do início do século XX e muito bem preservada do prédio em que situa-se a Estação da Luz e também o próprio Museu. A escolha do local central e de fácil acesso não foi por acaso, assim como o fato do Museu ser situado na cidade de São Paulo, isso porque é São Paulo que concentra em uma única cidade o maior número de falantes da língua portuguesa no mundo.

As exposições em destaque no Museu da Língua Portuguesa são temporárias, e normalmente referem-se a ícones da literatura nacional, sua duração varia, durando alguns meses, isso possibilita que em cada visita ao Museu da Língua Portuguesa o visitante se depare com uma exposição totalmente nova e inspiradora. Atualmente a exposição temporária é a do escritor brasileiro Oswald de Andrade e deve ficar em cartaz até o dia 26 de fevereiro de 2012, outros escritores como Guimarães Rosa e Clarisse Lispector também já foram homenageados com exposições belíssimas.

Os turistas ou mesmo habitantes de São Paulo que ainda não conhecem o Museu da Língua Portuguesa podem fazer uma visita de terça à domingo das 10h às 18h, o custo do ingresso é de R$6,00, mas estudantes pagam meia, crianças até 10 anos e maiores de 60 anos não pagam a entrada, aos sábados o museu é aberto ao público gratuitamente. Dessa forma, se você pretende passar por São Paulo não deixe de conhecer o Museu e descobrir mais sobre o nosso país e a nossa língua.

Foto Museu da Língua Portuguesa: blog.mimaleta.com

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *