Museu de Arte de São Paulo é uma ótima opção para amantes de arte brasileira e internacional

Museu de Arte de São Paulo

Localizado na Avenida Paulista, centro financeiro da capital paulista, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriant (MASP) é o mais importante museu de arte ocidental da América Latina e do hemisfério Sul. A instituição está abrigada num prédio projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, famoso pelo vão livre de mais de 70 metros sustentado por quatro enormes colunas vermelhas. O edifício é um dos principais cartões postais da maior cidade do Brasil.

Particular e sem fins lucrativos, o Museu foi fundado em 1947 por Assis Chateaubriant e Pietro Maria Bardi. O acervo conta com mais de 8000 peças, incluído mais de 800 pinturas de artistas do período que abrange desde a Idade Média, até o século XX. São provenientes de vários países do mundo, principalmente americanos e europeus. No MASP podem-se encontrar quadros como o retrato das filhas de Luís XV, pintados por Nattier, além de obras de Renoir, Monet, Paul Cézanne, Gaugin, todos da França.  O holandês Vincent Van Gogh também está presente no Museu pela obra “Natureza Morta com Prato, Vaso e Flores”, dentre outros. Vários artistas da Espanha também fazem parte do acervo do museu, como El Greco, com as obras “Assunção” e “São Francisco”. O “Costume do Ano 2045”, de Salvador Dalí, compõe a rica coleção de modernos. Os portugueses Columbano Bordalo Pinheiro, José Júlio de Souza Pinto e Domingos Siqueira também enriquecem a galeria de artes ibéricas.

Na coleção italiana, além da variedade de quadros, destacam-se também o conjunto de maiólicas do Renascimento e cerâmicas porosas e coloridas. As maiólicas fazem parte da coleção Imbert, de importância histórica e científica. O MASP também possui obras originárias da Bélgica, Inglaterra Alemanha, Grécia, China, Japão, Índia, Nigéria, Camarões, Guiné, Costa do Marfim, Egito antigo, dentre outros.

A galeria de artes das Américas conta com artefatos do período pré-colombianos da América Central e do Sul. A produção modernista latino-americana está presente nos artistas mexicanos Diego Rivera e David Alfaro Siqueiros e no uruguaio Joaquin Torres Garcia. O MASP também possui um acervo brasileiro, embora seja especializado em história da arte estrangeira. É possível encontrar desde esculturas de Aleijadinho até quadros de Cândido Portinari e Anita Malfati. O MASP também está na rota do Circuito Internacional das Artes e recebe exposições temporárias da Europa, Estados Unidos e outros lugares do mundo. Para saber quais são as mostras que estão sendo apresentadas no momento, acesse o site oficial do Museu.

O edifício que abriga o Museu tem 10 mil metros quadrados que, além das galerias de exposições, existem dois auditórios, biblioteca, videoteca, fototeca, ateliês, restaurante self-service, loja e oficinas. O Museu de Arte de São Paulo funciona de terça a domingo e feriados, das 11h às 18h. Nas quintas, o horário de fechamento é às 20h. O ingresso custa 15 reais e estudantes pagam metade do valor. É possível chegar de metrô pela estação Trianon-MASP, da linha 2-verde.

Foto: Rodrigo_Saldon no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *