Museu dos Brinquedos em Belo Horizonte

Museu Luíza Azevedo Meyer
Museu Luíza Azevedo Meyer
Na capital de Minas Gerais está situado o Museu do Brinquedo de Luíza Azevedo Meyer, cujo objetivo consiste em incentivar métodos de pesquisa para preservar o patrimônio cultural que está direcionado ao público infantil. Contribuição que acontece para que sejam formadas identidades culturais ao público em geral, independente da idade.

Características do Museu Luíza Azevedo Meyer

A principal visão institucional e cultural da instituição está em ser referência internacional e nacional na área de preservação da memória infantil. Ambiciona conquistar reconhecimento em consequência do conhecimento e difusão do patrimônio cultural ao público infantil. Difundir representa outro objetivo da instituição. Interessante notar que o museu já migrou para outras regiões brasileiras, atingindo recordes de públicos.

O Museu tem objetivos específicos: Desenvolver projetos e ações com objetivo de resgate sobre temas que demonstram a importância do conjunto das atividades lúdicas para o desenvolvimento do mundo infantil direcionadas às distintas etapas da cidade; Difundir acervos de brinquedos ou brincadeiras em outras instituições que visam parceria para desenvolver educação e cultura às crianças; Promover conjuntos de atividades com cunho permanente; Promoção de programas permanentes que visam educar de forma patrimonial, executando projetos que estão integrados com os distintos públicos que frequentam o museu.

Na parte interna os visitantes são encorajados a entrarem no mundo infantil. São diversos brinquedos e brincadeiras organizadas por monitores para que a tematização fique ressaltada dentro do centro cultural. Existem diversos brinquedos que estão à disposição para os visitantes.

Informações aos Visitantes: O Museu não tem distinção de idade. O ambiente está preparado para receber todos os tipos de turistas, principalmente entre os que possuem algum tipo de deficiência física. O Museu dos Brinquedos possui acessibilidade facilidade em todos os setores disponíveis ao público. Endereço:

  • Avenida Afonso Pena, 2564, Bairro dos Funcionários, Belo Horizonte
  • Aberto para visitação, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado e feriados das 10h às 17h
  • Interessados em fazer visitação em público precisam fazer agendamento de maneira antecipada via telefone: 31-3261 3992

O Museu dos Brinquedos tem autorização legal para atuar como centro cultural. Possui parceria com diversos órgãos governamentais e empresas privadas para fomentar o desenvolvimento dos projetos direcionados como apoio para a cultura infantil.

Inaugurado em outubro de 2006, representa a continuação do projeto que começou no ano de 1986, idealizado por Luíza Azevedo Meyer. Em 2000, com o falecimento da idealizadora, os parentes e amigos fundaram o instituto cultural que possui o mesmo nome dela.

Foto: feambra.blogspot.com

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *