Natureza exuberante e badalação fazem de Florianópolis um dos destinos mais procurados do país

Mar de Florianópolis

A capital estadual com o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é também um dos principais destinos turísticos do Brasil. Florianópolis está localizada no litoral central de Santa Catarina, sendo que 97,23% do território estão na Ilha Santa Catarina. O restante da área do município está no continente. A cidade reúne patrimônio histórico, praias paradisíacas, lagoas, dunas, trilhas em meio à Mata Atlântica, gente bonita e clima de cidade grande. Além disso, “Floripa”, como também é conhecida no Brasil, possui uma ampla infra-estrutura de hotéis, pousadas, albergues e restaurantes.

Florianópolis é um paraíso para os amantes dos esportes, especialmente o surf. O município é banhado por mais de cem praias, fazendo do local um dos mais privilegiados à prática do esporte. Nos melhores dias, a Ilha quebra ondas de até 10 pés. As praias dos Ingleses, Brava da Lagoa, Moçambique, Morro das Pedras, Naufragados, Matadeiro e Santinho são as mais recomendadas para surfistas profissionais e iniciantes. Na praia dos Ingleses, localizada no norte da Ilha, os visitantes podem praticar o Sandboard, um esporte criado em Florianópolis que consiste em descer pelas dunas de areia com uma prancha. Essa região da cidade atrai turistas de vários lugares, principalmente da Argentina. Na maioria dos hotéis e restaurantes do local, as pessoas podem contar com atendentes que falam espanhol.

A capital de Santa Catarina foi colonizada por portugueses do arquipélago de Açores. Por conta disso, a arquitetura de influência açoriana pode ser encontrada em vários pontos da cidade, como no Centro Histórico e nos povoados de Ribeirão da Ilha e de Santo Antônio de Lisboa.  No Centro, o turista pode conhecer as lojas de roupas, bares e restaurantes típicos do Mercado Público Municipal. A Catedral Metropolitana – cuja construção se iniciou em 1675, nos tempos em que Florianópolis se chamava Nossa Senhora do Desterro – também atrai visitantes. Mas, o ponto mais antigo de “Floripa” é a Praça XV de Novembro, local onde a cidade foi fundada em 1662. Nos arredores da praça, existem vários casarões históricos preservados por determinação de lei. A ponte Hercílio Luz, que liga a parte continental à ilha, também é uma atração à parte. Considerado o principal cartão postal do município é a maior ponte pênsil do Brasil.

Para o público jovem, Florianópolis oferece uma vida noturna agitada e repleta de opções de casas noturnas e bares. Nos arredores da Lagoa da Conceição, a enorme variedade de estabelecimentos garante o agito noturno da ilha o ano inteiro. No Centro da cidade, que está passando por um processo de revitalização, as ruas ficam movimentadas nas sextas-feiras e sábados à noite graças aos bares que se instalam nas construções antigas. As praias de Jurerê Internacional e Canasvieiras, a badalação é garantida pelos quiosques e botecos, além da paisagem encantadora.

Foto: Guilherme Pedroso no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *