O que é ecoturismo?

Saiba o que é ecoturismo
Saiba o que é ecoturismo

Segundo a EMBRATUR, ecoturismo representa atividade turística que deve ser feita de forma sustentável pelos praticantes no patrimônio cultural e natural. Os turistas devem gozar das áreas sem se esquecerem da consciência ambiental. As populações envolvidas participam das práticas melhorando o próprio bem estar e trabalhando como guias aos praticantes.

Turismo + Ecologia = Ecoturismo

O Brasil simboliza país com maior biodiversidade do mundo principalmente por abrigar a Floresta Amazônica. Representa região ideal para que o ecoturismo floresça. Especialistas dizem que este tipo de turismo é o que mais crescem dentro do globo terrestre, aumentando em média 20% ao ano, mesmo nos anos de crises mundiais.

A OMT (Organização Mundial) diz que aproximados 10% dos turistas no mundo buscam por atividades relacionadas com turismo e meio ambiente.

Um pouco de história

O termo “ecoturismo” já era usado no início dos anos 70 do século passado como forma de classificação aos passeios feitos nas paisagens ecológicas canadenses. Foi nesta época que o mundo começou a se preocupar mais com os problemas gerados no meio-ambiente, gerando inúmeros encontros que formaram protocolos respeitados por algumas nações.

A união entre turismo e meio ambiente foi considerada essencial para que o homem tivesse maior consideração com a natureza, se divertindo sem poluir e colaborando com o desenvolvimento das áreas, principalmente quando os turistas também participam dos programas de plantio ou reflorestamento.

Opiniões contra e a favor!

Mesmo com todo o desenvolvimento proporcionado pelo ecoturismo, alguns ambientalistas são contra por causa do abalo criado pelos trânsitos de pessoas e veículos nos habitat naturais, fator que pode modificar de forma considerável a vida da fauna e flora.

No outro lado da moeda estão os defensores alegando que há mais aspectos favoráveis do que reveses proporcionados no ecoturismo. A educação ambiental representa um deles, crianças são educadas para respeitarem as florestas de acordo com preceitos sustentáveis.

Outro aspecto interessante está no desenvolvimento da economia de pequenas populações que vivem dentro ou no entorno de grandes áreas vegetativas. Representa forma de integração e estímulo ao desenvolvimento sustentável. Os populares são estimulados a atuar na floresta com olhar preparado nas áreas de preservação ambiental.

Características do ecoturismo

Existem três características básicas presentes nas áreas consideradas ecoturistas: Educação ambiental, benefícios para as comunidades locais e conservação dos recursos culturais e naturais. Deve ter exploração turística em pequena escala para que o solo não seja abalado com o frequente tráfego de veículos.

Leia mais

Foto: amyholguin.blogspot.com

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *