Os melhores eventos europeus

O continente Europeu oferece muitos eventos imperdíveis

O continente Europeu por si só já oferece uma vasta gama de opções de turismo. Lindas praias, cidades medievais, badalada vida noturna, rica e diversificada gastronomia, gélidas montanhas para esquiar, vasta oferta cultural, inúmeras opções de compras e etc. Mas e se, além de tudo isso, você ainda puder vivenciar um evento típico da região onde se encontra? Sem dúvida, ter a oportunidade de participar de uma experiência dessas torna a viagem muito mais interessante.

E então, está planejando uma viagem a Europa? Com base no guia “O melhor da Europa” da Editora Abril, confira abaixo alguns dos melhores festivais e eventos para ajudá-lo a programar a sua viagem.

Janeiro

Na encantadora cidade-luz Paris, acontece uma das festas de Réveillon mais bonitas do continente. Em um clima muito animado, diversas pessoas se aglomeram na chiquérrima Champs-Elysées, que se torna palco de um festival de fogos de artifício. Não muito distante, Edimburgo, capital da Escócia, também celebra a passagem do ano em grande estilo. Nessa incrível festa, conhecida pelos escoceses como Hogmanay, milhares de pessoas reúnem-se no belíssimo Castelo de Edimburgo para admirar os fogos de artifício. Outro interessante evento nesta época é o concerto de ano-novo da Orquestra Filarmônica de Viena. A cidade austríaca é uma das capitais culturais mais importantes do mundo e  é, muitas vezes, citada como a Cidade dos Músicos.

Os Carnavais de Veneza são muito divertidos

Fevereiro

Enquanto os brasileiros desfrutam as altas temperaturas desfilando em roupas minúsculas no Carnaval, os europeus são castigados com dias cinzentos de inverno. No entanto, isso não é motivo para não celebrar essa festa popular. Alguns dos Carnavais mais divertidos acontecem em Veneza, onde uma multidão de mascarados conquista as ruas, Sitges e Cádiz, ambas na Espanha. Nessa mesma época, Berlim abriga o seu Festival de Cinema, também chamado “Berlinale”. O festival foi inaugurado em 1951 por uma iniciativa dos Estados Unidos e os prêmios chamam-se Urso de Ouro e Urso de Prata, em homenagem ao símbolo da cidade.

Março

Além dos interessantes Festival de San Remo na Itália e do Festival da Primavera em Budapeste, Hungria, o continente também celebra um dos padroeiros da Irlanda, Saint Patrick. Nesta festa anual, geralmente comemorada no dia 17, a tradição é beber bastante cerveja e vestir-se de verde, em homenagem ao Santo que usava um trevo de três folhas para explicar sobre a trindade: Pai , Filho e Espírito Santo. A festa mais animada acontece, certamente, em Dublin, na Irlanda.

Abril

O mês que celebra a Semana Santa é, sem dúvida, repleto de festas religiosas, procissões e /ou rituais medievais. As mais conhecidas são as de Veneza e Roma, na Itália e Sevilha, na Espanha.

Maio

O verão se aproxima e os europeus se sentem na obrigação de aproveitar o clima. Na capital da República Tcheca, Praga, acontece o bonito Festival da Primavera, com música e performances e na França acontece o Festival de Cinema de Cannes, criado em 1946 e prestigiado a nível mundial. Em grande estilo, a Inglaterra oferece o Festival de Brighton, com variadas opções culturais ao longo do mês.

Junho

A moderna e inusitada capital catalã Barcelona é palco do Sonar, Festival Internacional de Música Avançada e Arte Multimídia. Diferentes formas de arte são expressas em vários pontos da cidade, alinhados as melhores baladas eletrônicas do mundo. Outras edições do Sonar são realizadas em São Paulo (11 e 12 de Maio/2012), Tókio (22 e 23 de Abril/2012) e Cape Town (2/Março/2012), mas a festa espanhola ainda é a mais importante e prestigiada.

Julho

Em um dos meses mais quentes do ano na Europa, é de se esperar que aconteçam inúmeros eventos, com festas para todos os públicos. Os dinamarqueses festejam o Festival de Roskilde, maior festa de Rock da Europa. Na Suíça, acontece o Festival de Montreux, renomada festa de jazz e reggae. Os touros “ficam a solta” na famosa Corrida de Touros em Pamplona, na Espanha, enquanto os cavalos competem entre si em uma das maiores corridas de cavalo do mundo, o Palio di Siena, na Itália. Há ainda o Festival de Salzburgo, na Áustria, com fantásticas apresentações de teatro e ópera. A França não fica por baixo e hospeda nada menos do que 3 eventos importantíssimos para o cenário mundial; são eles: a Comemoração da Queda da Bastilha, o Tour de France e o Festival de Avignon (com interessantes apresentações de teatro). No contexto da música eletrônica, em Berlim, Alemanha, milhares de pessoas dançam na Loveparade, e em Amsterdam, Holanda, uma multidão curte a gigante e animadíssima festa Sensation.

Agosto

Para se recuperar da enorme balada que acontece no mês anterior, os holandeses hospedam um festa de música clássica a beira dos seus lindos canais, o chamado Grachten Festival. Enquanto isso, Zurich, na Suíça, ainda se encontra em clima de música eletrônica e festeja com o Street Parade, onde milhares de pessoas saem as ruas para dançar ao som de importantes DJs. Na Itália, acontece a segunda fase do Palio de Siena. E nas últimas três semanas do mês, Edimburgo, na Escócia é palco de uma série de festas simultâneas de arte e cultura que reúne cerca de 1 milhão de pessoas. Criado no clima pós guerra de 1947, o intuito do Festival Internacional de Edimburgo era fomentar as boas intenções do espírito humano.

O Oktoberfest é uma boa opção para os amantes da cerveja

Setembro

Com cerca de 90% da população formada por católicos, em Portugal acontece a Romaria de Nossa Senhora de Nazaré. Em um contexto totalmente diferente, os alemães festejam e bebem bastante cerveja na animada Oktoberfest. A festa principal acontece em Munique, no estado na Baviera, sul da Alemanha e reúne cerca de seis milhões de pessoas. No entanto, devido a emigração dos alemães, a festa espalhou-se pelo globo e nos dias de hoje, diversos países curtem a sua própria Oktoberfest: Argentina, Estados Unidos, Itália, Hong Kong, entre outros. Em um dos países mais festeiros do mundo, o Brasil, a festa não poderia deixar de acontecer e é em Blumenau, Santa Catarina, que a comemoração acontece.

Outubro

Com importantes concertos, Praga, na República Tcheca, celebra o Festival de Outono. E, na Espanha, a cada dois anos, acontece a Bienal de Flamenco de Sevilha, com belíssimas apresentações desta modalidade de dança.

Novembro

Um dos maiores Festivais de Jazz do mundo ocorre no mês de Novembro, na linda capital alemã Berlim, onde importantes nomes do mundo da música se apresentam.

Dezembro

É nesse mês que acontece o Prêmio Nobel da Paz, em Oslo, Noruega. Legado do sueco Alfred Nobel, este prêmio visa nomear a pessoa ou organização que tiver feito a melhor ação pela paz e promoção dos tratados a este respeito entre as nações e ações pela extinção ou redução dos esforços de guerra. Este mês também celebra bonitas festas de Natal, sendo que algumas das mais interessantes são a de Estrasburgo, na França e a de Mainz, na Alemanha. Outra prática comum no continente nesta época do ano são os charmosos mercadinhos de Natal que acontecem em diversas cidades. Dentre os mais belos estão: o de Londres, Inglaterra (que acontece no Hyde Park), o de Bruxelas, Bélgica, o de Birmingham, na França e Cologne, na Alemanha.

Foto eventos europeus: turismoeuropa.org
Foto Carnavais Veneza de Laura Kvaternik
Foto Oktoberfest Munique: sanzar-mjt.blogspot.com

Autor: Jacqueline Michelleto

Profissional da área de Corporate Finance com experiência internacional.Mestre em Business Intelligence pelo INSA Business School – Barcelona / Espanha.Administradora de empresas

5 pensamentos em “Os melhores eventos europeus”

  1. Obrigada Jaqueline. Sem dúvida são umas informações muito úteis porque estou a pensar em fazer uma viagem a Europa.

    Eu gostava de ir para o carnaval de Veneza mais Fevereiro ja passou, vou intentar no proximo ano! Foto muito bonita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *