Paisagem urbana cercada de montanhas é o maior charme de Santiago

Cordilheira dos Andes desde Santiago

A paisagem encantadora de Santiago, capital do Chile, reúne arranha-céus modernos com a Cordilheira dos Andes ao fundo. As montanhas nevadas ao topo dão um charme especial ao local. A cidade, cuja população é de cinco milhões de habitantes, está localizada a cerca de 600 metros acima do mar, num enorme vale plano rodeado de formações montanhosas. Cosmopolita e organizada, Santiago também é uma das melhores capitais da América do Sul para se viver. Ao lado de Buenos Aires e Montevidéu, está entre as que possuem melhor qualidade de vida em toda a América Latina. A mistura do velho com o novo visível na arquitetura, a educação e gentileza de seus habitantes, a efervescência cultural presente nos museus, bairros boêmios e centros culturais são os principais atrativos desse lugar. É impossível viajar pela América do Sul sem conhecer a capital chilena.

O ambiente da cidade é convidativo a qualquer pessoa durante o ano inteiro, mas no inverno tudo fica mais charmoso. Nos arredores de Santiago há diversas pistas de esqui. Iniciantes e profissionais podem se divertir nas estações de Valle Nevado, Lagunillas e Farellones El Colorado. Estes locais possuem uma ótima infra-estrutura para a prática do esporte.

Já na região central de Santiago, a dica para o visitante é conhecer o Palácio de La Moneda. Este lugar é muito famoso na história da América Latina por ter sido palco do golpe militar de 11 de Setembro de 1973, que derrubou o então presidente Salvador Allende. Na ocasião, o exército chileno, comandado pelo general Augusto Pinochet, bombardeou o Palácio de La Moneda, assassinando Allende. Reconstruído, o prédio de arquitetura neoclássica continua sendo a sede do poder executivo nacional.

Fatos históricos à parte, o centro de Santiago também abriga as melhores atrações. O Mercado Central, localizado próximo às margens do Rio Mapocho, é um dos pontos de referência da cidade. Nos arredores do estabelecimento existem também inúmeros restaurantes de comida típica chilena. Apesar da rede de transporte público de Santiago ser satisfatória, vale a pena fazer passeios a pé pela região central da cidade. Esta é a melhor maneira de conhecer os detalhes da cidade e seu povo.

No bairro da Bella Vista, a boemia e o charme de Santiago encontra-se nos diversos bares, botecos e restaurantes variados. A badalação é garantida para quem passeia pelas ruas dessa região. Os bairros de Las Condes e Providência também oferecem agito e várias opções para curtir a vida noturna.  Nas ruas arborizadas de Borde Rio, no norte da cidade, estão os principais shoppings da capital. A rede hoteleira da cidade é suficiente para atender a todos os gostos e poderes aquisitivos. Para entrar no país, é recomendável que o turista leve o passaporte, embora a carteira de identidade do Brasil também seja aceita.

Foto: patrickcoe no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *