Parque da Aclimação

Saiba mais sobre o Parque da Aclimação

Situado na região central da capital paulista. O local arborizado traz diversas espécies vegetativas que geram habitat para beija-flores, sabiás ou outras aves da ordem dos passeriformes.  Lago localizado no centro traz variados peixes e patos. Um pedaço do campo em pleno bairro que possui mesmo nome. Lugar onde sempre existe alguém correndo, caminhando, fazendo esportes e outros tipos de lazer. Conheça o Parque da Aclimação.

No Parque da Aclimação tem três entradas, cuja principal está na Rua Muniz de Souza, em frente ao GUIMI Buffet.  O sítio que pertencia à família Botelho foi comprado pela prefeitura de São Paulo em 1939. Zoológico e playground instalados acabaram abandonados em poucos anos de administração do Estado, gerando excesso de lodo e matagal.

1955: Ano da mudança

Plano de Jânio Quadros que visou crescer o país cinquenta anos em menos de cinco também chegou ao Parque. As principais reformas começaram em 1955 com: Asfaltamentos, postes de iluminação e concha acústica que até hoje serve como palco de muitos shows. No ano seguinte chegou o campo de futebol semiprofissional que já passou por inúmeras reformas e atualmente conta com estrutura qualitativa.

1960: Fim do iluminismo!

As reclamações comunitárias ressurgem no início desta década. Além da poluição que voltou a atingir principalmente o lago, ocorre também a proliferação de bandidos, bêbados ou usuários de drogas que saíram dos pontos altos e perigosos do centro para continuar cotidiano fora de lei no Parque.

Jornais consagrados no mercado alertam populares em jamais adentar à região, mesmo de dia. Da vegetação espessa surgem inúmeras más intenções cruciais às integridades físicas zeladas!

Em 1972, com intuito de diminuir a violência gerada foi instalado conjunto de grades que cercam o Parque até a atualidade. Foi nesta década que aconteceu a última reforma completa em larga escala do parque.

Hoje em dia

Aproximadamente oito mil pessoas frequentam o local durante finais de semana. Número muito abaixo do demonstrado em épocas antigas, quando se chamava Jardim da Aclimação. Na pista de corrida estão localizadas algumas obras de artes feitas por artistas contemporâneos. O Recanto do Saci simboliza região ideal para realizar piqueniques.

Quem deseja fazer exercícios musculares localizados pode utilizar as barras situadas logo em cima do lugar onde estão localizadas as quadras poliesportivas e a administração do Parque da Aclimação.

Visitantes não precisam dispor valor financeiro para adentrar ao parque e usufruir de todos os serviços oferecidos.

Aberto diariamente das 06h às 22h.

Foto: ysaigh.blogspot.pt

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *