Parque Nacional do Pico da Neblina

Parque Nacional do Pico da Neblina, fundado em 1979
Parque Nacional do Pico da Neblina, fundado em 1979
O Parque Nacional do Pico da Neblina foi fundado em 1979. Está administrado pelo ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que por sinal administra todas as grandes regiões vegetativas fundadas em terras nacionais. A cidade mais próxima é São Gabriel da Cachoeira. Considerado como o menor Parque Nacional dentro do Amazonas.

Maiores Montanhas do Brasil

Unidade de conservação brasileira que tem importância inclusive no aspecto geopolítico, visto que a fronteira venezuelana está situada próximo ao ponto. Área de 22.524 km repleta de belezas paradisíacas e exuberantes. Abriga os Picos da Neblina, simplesmente as duas montanhas mais altas do Brasil. Criado no ano de 1979 à preservação das riquezas naturais da região consideradas intocáveis para proteger parte do ecossistema amazônico.

Dias de Caminhada: Como chegar ao topo do Pico da Neblina?

Há inclusive trilhas trekkings que leva os visitantes ao topo dos Picos após cinco dias de caminhada em mata fechada com alto índice de umidade. Tráfego realizado apenas por quem possui autorização escrita do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, além da obrigatoriedade de estar acompanhado por guias cadastrados pelo ICMBIO.

O parque está concentrado no município de São Gabriel da Cachoeira. Visitantes consegue realizar o acesso apenas por vias fluviais dos rios Sá e Cauaburi. Existem alguns aviões que parte de Manaus. Porém, embora mais rápida, nesta viagem, visitantes precisam dispor de altas quantias financeiras. Não existe estrutura preparada para receber turistas. Há pequenas pousadas e pouca variedade de alimentação.

Traços Culturais

No ano de 1908 surgiram as primeiras propostas de criação. Porém, somente em 1978 foi aprovada medida para autorizar novos estudos ministrados pela diretoria do Departamento de Parques Nacionais e posteriormente ser criado o Parque Nacional da Neblina.

Na atualidade abriga população de tribos Ianomâmis. O ICMBIO junto com a FUNAI realizam metas para adequar a vida dos índios com as prioridades do Parque. Especialistas dizem que até a década de sessenta do século passado a região era desconhecida pelo público em geral. Na época, Brasil e Venezuela não haviam fechado acordo sobre litígios fronteiriços.

A primeira expedição aconteceu no final de 1964, liderada pelo jornalista Carlos Marchesini que realizou diversos projetos posteriores com as informações colhidas. O poder de sintaxe de Marchesini é impressionante: “Aquele era um mundo perdido, ainda intocado pelo homem”. Somente durante o ano seguinte aconteceu investida que deu certo, com o general Ernesto Bandeira Coelho no comando alcançando a cobertura do Pico da Neblina em 1965.

Foto: oeldoradoeaqui.blogspot.com

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *