Passado preservado: A marca registrada de Quebec

Quebec é uma cidade muito agradável e muito acolhedora

Capital da província de Quebec, a cidade de Quebec é a mais antiga do Canadá e possui pouco mais de 500 mil habitantes. Localizada às margens do rio São Lourenço, a 180 km nordeste de Montreal, a cidade é conhecida pelo idioma francês, falado pela maior parte da população dessa região do país. Mas o fato mais chamativo de Quebec é que a história dos últimos séculos está totalmente preservada. Visitar essa cidade é praticamente a mesma coisa que atravessar um túnel do tempo. A paisagem urbana de Quebec não possui nenhuma semelhança com a das médias e grandes metrópoles do mundo. O visual é repleto de construções antigas, como pontes de pedra, igrejas, capelas históricas, castelos, casas datadas de épocas ancestrais etc. Na verdade, Quebec lembra muito aquelas cidades medievais européias e é testemunho histórico dos conflitos entre ingleses e franceses na disputa por esses territórios.

Quebec é a única cidade na América Anglo-Saxônica que preserva seus muros. A cidadela é uma muralha de 4 km que circunda uma área conhecida como Velha Quebec. Erguida às margens do rio São Lourenço, a cidadela é o marco zero da cidade e abriga a Praça Real e o Porto Velho. Quebec é dividida entre Basse Ville (baixa cidade) e Haute Ville (cidade alta). As duas partes são ligadas por um funicular. Na parte alta, encontra-se o Château Frontenac, um castelo imponente que é cartão postal da cidade e motivo de orgulho para os moradores. No terraço Dufferin, a vista para a cidade baixa é de tirar o fôlego. Já na Basse Ville, o turista encontrará várias ruas de paralelepípedo com uma série de cafés, creperias, butiques, galerias e lojinhas de artesanato. É, de fato, uma das cidades mais elegantes das Américas!

Como se pode perceber, Quebec não é nenhum centro industrial ou financeiro, apesar de ser capital de uma província canadense. O charme dessa cidade está justamente no fato dos moradores fazerem de tudo para preservar sua história. Não deixe de andar de carruagem pelas ruas, conhecer os locais de batalhas importantes na história do Canadá e percorrer passagens secretas. A população local também é muito cordial. Não há como recusar a hospitalidade de um quebequense.

Além de todo esse clima aconchegante, Quebec também possui algo que a maioria das pessoas adora: Neve. Tida por cidadãos locais e turistas como a capital do inverno, a cidade conta com pelo menos quatro estações de esqui. Durante o carnaval, entre janeiro e fevereiro, as pessoas se reúnem para brincar na neve e acompanhar as competições de esculturas de gelo. Vai ficar de fora dessa?

Foto Quebec: dicktay2000 no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *