Patrimônio histórico e cultural atrai milhares de turistas por ano em Ouro Preto

Ouro Preto é famoso por sua magnífica arquitetura colonial

Ouro Preto é um dos destinos mais procurados por turistas que visitam o estado de Minas Gerais. Localizada numa região montanhosa, na Serra do Espinhaço, a cidade está a 75 quilômetros de distância da capital Belo Horizonte.  Ouro Preto chama a atenção pelo seu conjunto arquitetônico e histórico, construído no século XVIII, durante o período colonial.

O nome Ouro Preto foi adotado quando a antiga Vila Rica foi elevada à categoria de cidade, em 20 de Maio de 1823. O vilarejo surgiu quando a coroa portuguesa descobriu uma enorme reserva de ouro nas montanhas do leste das Minas Gerais. A região foi uma das mais prósperas economicamente durante boa parte do período colonial. A cidade de Ouro Preto também é famosa por ter sido palco da Inconfidência Mineira, um movimento que lutou pela independência da colônia.

Atualmente, a memória desse período importante da história do Brasil está guardada nos inúmeros museus da cidade, como o Museu da Inconfidência e o Museu Aleijadinho. As igrejas, os becos, as ladeiras estreitas e os casarões de arquitetura barroca também compõem o rico acervo artístico da cidade, que já foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. Assim como as demais cidades históricas de Minas Gerais, Ouro Preto também recebe inúmeros festivais de arte e festas religiosas ao longo do ano. Na semana santa, milhares de turistas visitam a cidade para apreciar as encenações da morte de Cristo.  Para receber todos esses visitantes, Ouro Preto conta com uma ampla infra-estrutura hoteleira, bares e restaurantes típicos da culinária mineira.

Além dos turistas tradicionais, a cidade também recebe um outro tipo de visitante com características peculiares: Os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Jovens de vários lugares de Minas Gerais e outros estados do Brasil passam alguns anos vivendo nas tradicionais repúblicas estudantis. Ao todo, são 199 moradias para estudantes, dentre as pertencentes à UFOP e as particulares.

Os turistas que visitam Ouro Preto durante o carnaval podem curtir uma das mais badaladas festas de rua de todo o país. Os tradicionais blocos carnavalescos atraem principalmente o público jovem e tomam conta da cidade durante todo o feriado. Os estudantes que moram nas repúblicas universitárias garantem a animação da festa e se misturam aos outros turistas. Os foliões contam com uma ampla estrutura de segurança, postos de informação e postos de saúde espalhados por lugares estratégicos de Ouro Preto. Na Praça Tiradentes, ocorre o tradicional desfile das escolas de samba da cidade.

Foto: PQ3 na Wikimedia Commons

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *