Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é uma praia de beleza única

Pernambuco guarda muitas belezas, seja para os turistas da região, do Brasil ou mesmo vindos de diferentes partes do mundo. Lá, como na maior parte do nordeste é como se fosse sempre verão, com sol quente, mesmo nos dias que ameaçam chover, as chuvas são rápidas e logo o sol retorna ao seu lugar. Isso, entre outras características, faz de Pernambuco um local para se visitar em qualquer época do ano. Um dos lugares com essa rara beleza, para aproveitar o melhor do sol pernambucano é a mundialmente conhecida praia de Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas recebeu esse nome, pois no período em que o tráfico de negros já estava proibido no Brasil, quando chegavam carregamentos ilegais de escravos vindos da África eles lá aportavam, para avisar aos possíveis compradores de Recife e da região espalhava-se a notícia que os carregamentos de galinhas d’Angola haviam chegado, dessa forma a região ficou conhecida pelo nome de Porto de Galinhas.

Hoje, muito distante desse tempo, quem vai até Porto de Galinhas tem interesses muito diferentes. O local abriga uma pequena faixa de areia clara banhada por um mar de azul profundo e águas cristalinas. Não bastasse as águas do mar que banha Porto de Galinhas ser lindo ainda possui uma temperatura agradável o ano todo, sendo um mar de águas quentes. O espetáculo na praia é ainda maior quando a maré está baixa, pois é então possível observar os recifes que formam piscinas naturais, deixando a paisagem do local deslumbrante.

Para quem quer conhecer Porto de Galinhas há muitas rotas saindo de várias cidades do nordeste, não apenas de Recife. As opções para realização do trajeto variam, normalmente a maior parte dos turistas opta por ir de excursão, que pode é organizada na maior parte dos hotéis. Outra opção é ir de táxi, o que em um grupo de quatro pessoas chega a sair mais barato do que a excursão, mesmo que o taxista espere o dia todo, para isso vale a pena combinar o preço e as condições antes de seguir viagem. Para os mais aventureiros há as rotas de ônibus comuns, que normalmente vão muito lotados e com pessoas viajando de pé.

Independente da forma que escolher para chegar até a praia, Porto de Galinhas deve ser roteiro certo para quem conhece Pernambuco. A praia é muito agitada e cheia de turistas o ano todo.  É possível se deliciar com porções generosas à beira do mar, porém os preços costumam ser um pouco altos. Apesar do preço que se paga para comer, quem quiser deixar um pouco a praia e conhecer o centrinho de Porto de Galinhas encontrará muitas lojas com artesanato local com preço acessível, lá é possível encontrar muitas peças em renda filé, por exemplo, com preço abaixo do visto na cidade do Recife.

Foto Praia Porto de Galinhas: mundodastribos.com

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

1 pensamento em “Porto de Galinhas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *