Roma, um dos pilares do mundo ocidental

O Coliseu é uma 7 das maravilhas do mundo moderno

Roma, a cidade que outrora foi capital de um dos maiores impérios que a humanidade já conheceu, o Império Romano, é atualmente um dos destinos turísticos mais procurados do planeta. Capital da Itália desde 1870 e centro mundial do cristianismo, Roma abriga edifícios históricos, o estado do Vaticano e um enorme patrimônio arqueológico e artístico. A metrópole de mais de 2,7 milhões de habitantes possui várias facetas. É possível encontrar marcas de vários momentos históricos espalhados pela cidade, como o Renascentismo, Idade Média, Antiguidade, além de vários estilos, como o barroco, imperial, dentre outros.

Localizada no centro da Itália, próxima à costa oeste da “bota”, Roma também é conhecida como Cidade Eterna, devido à sua rica e milenar história. Pode se considerar a capital italiana como o berço do cristianismo. O turismo religioso em Roma sempre esteve em alta, já que a famosa Basílica de São Pedro, no Vaticano, atrai milhões de fiéis por ano. Vale lembrar que não é permitida a entrada de pessoas vestidas com bermudas e camisetas regatas, por isso a dica é levar calças compridas e roupas mais discretas.

Em contínua transformação, a cosmopolita capital italiana também possui ritmo lento e trânsito caótico. A rede de metrô não é tão eficiente como a de Madri ou Londres e isso tem uma explicação: Descobertas arqueológicas são constantes em Roma e isso atrasa as obras de escavações. É melhor se locomover de ônibus, embora seja possível caminhar a pé pelo centro histórico e conhecer os principais pontos turísticos. Não deixe de conhecer o famoso Coliseu, monumento construído durante o Império Romano que servia de teatro. A construção foi eleita uma 7 maravilhas do mundo moderno em 2007, após uma votação que também colocou o Cristo Redentor, no Brasil, nessa lista de lugares privilegiados.

Não deixe de conhecer também o Panteão, da Antiguidade, o estilo barroco das fontes da capital, e a Igreja de São Clemente. Uma boa dica para famílias e casais em lua de mel é apreciar a vista noturna da cidade em um dos locais mais altos, como o Gianicolo. Vale a pena visitar também a basílica patriarcal de Santa Maria Maggiore. As ruínas do Templo de Saturno, o Castel Sant’ Ângelo e a Fontana di Trevi também são lugares interessantes da capital da Itália. A culinária italiana, tão apreciada ao redor do mundo, não pode ficar de fora dos roteiros de quem visita Roma. O restaurante Open Colonna, localizado no interior do Palazzo delle Esposizioni, é uma boa pedida.

Foto: albertofd no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *