Salvador está entre os principais pólos da cultura brasileira

Salvador possui em extenso e belo litoral

Salvador é a capital do estado onde o Brasil começou: a Bahia. Isso já motivo de sobra para constatar que sem contribuição cultural dos baianos, o país simplesmente não existiria. De 1549 a 1763, Salvador foi a primeira capital do Brasil até perder o posto para o Rio de Janeiro. Os laços históricos que a cidade mantém com o continente africano são de longe os mais fortes do país. Com cerca de 80% da população de pele negra, Salvador é um dos poucos lugares fora da África que preservam a identidade dos ancestrais escravos. No Brasil, país onde praticamente todas as pessoas possuem algum gene negro no sangue, visitar o estado da Bahia é um programa obrigatório.

A capital baiana é a terceira maior cidade brasileira, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro. Com 2,6 milhões de habitantes, é a cidade mais populosa da região Nordeste e oitava da América Latina. É também um dos principais centros industriais e turísticos do Brasil. A infra-estrutura de hotéis na cidade é boa, possui cerca de 40 mil leitos. A tendência é que essa capacidade aumente em função da Copa 2014, já que Salvador será uma das cidades sede do evento. As obras de reconstrução da Arena Fonte Nova estão, até agora, dentro do cronograma.

Os pontos turísticos de Salvador são vários. O principal deles é o Pelourinho. Andar pelas ladeiras estreitas, construídas na época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal, pode ser um agradável passeio. As construções coloniais de diferentes cores fizeram com que o Pelourinho fosse tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. Recentemente, a região passou por um processo de revitalização, já que a maioria das construções estava degradada. Apreciar o por do sol no Farol da Barra, ou conhecer os Teatros Jorge Amado e Castro Alves são programas que muita gente faz quando visita Salvador.

Outros dos principais cartões da capital baiana que merecem ser fotografados é o Elevador Lacerda, que liga a Cidade Baixa à Cidade Alta; o Mercado Modelo, que oferece uma variedade de artesanatos e lembrancinhas de viagem; E a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, construída em estilo rococó.

Salvador também é uma cidade moderna. Nos arredores da Avenida Tancredo Neves, há vários arranha-céus comerciais de alto padrão. O clima tropical e ensolarado durante o ano todo é um convite às praias de águas cristalinas espalhadas pela baía de Todos os Santos.

A culinária e a cultura local são patrimônios imateriais que impressionam todos os viajantes. Vale a pena provar um acarajé e entrar numa roda de capoeira, a arte marcial mais típica do Brasil. Quem gosta de badalação deve visitar a cidade durante o carnaval. Os trios elétricos atraem multidões que seguem dançando no ritmo do axé, num dos maiores carnavais de rua do mundo.

Foto: corvojoe no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *