São Luiz: História e Lazer em um só lugar

Palácio dos Leões, um dos principais pontos de São Luiz
Palácio dos Leões, um dos principais pontos de São Luiz

Cidades históricas são, em geral, perfeitas para descansar, visitar monumentos e participar de eventos regionais. São Luiz, a capital do Estado do Maranhão, tem sido muito procurada nos últimos tempos por suas tradições culturais. Muita cultura e diversão na cidade considerada o coração de Maranhão. Tombada a pedido da Unesco, grande parte do acervo histórico foi restaurado e revitalizado. No bairro de Praia Grande, é possível observar o Centro Histórico de São Luiz que atrai muitos visitantes diariamente.  Ficou com vontade de conhecer a cidade? Confira aqui algumas dicas de viagem!

Para quem gosta de passear e explorar os principais pontos da cidade, o Palácio dos Leões, a Casa das Trulhas e o Museu Histórico e Artístico do Maranhão são destaque. São Luíz detém uma infinidade de patrimônios históricos, museus, teatros e bastante atividade ao ar livre. A Igreja do Desterro, a Casa do Maranhão e a Igreja Matriz da Sé são abertos para visitação diária e gratuita. Além das belezas naturais, fontes históricas e feiras artesanais imperdíveis. São Luíz é sem dúvida uma das maiores belezas naturais do Brasil. Alugue uma bicicleta e fotografe a cidade.

A hotelaria de São Luiz é bastante vasta. Dentre os principais hotéis estão o Hotel Praia Ponta Dareia, o Solares Suits, o Costa Atlântico Hotéis e o Litorâna Praia Hotel. Os preços da diária variam entre cento e sessenta e trezentos reais. Normalmente, os preços aumentam devido a fatores como: proximidade da praia, infra-estrutura, quartos individuais, chuveiro elétrico e refeições incluídas. Existem pousadas a preços mais acessíveis, um pouco mais afastadas mas igualmente acolhedoras e charmosas.

A gastronomia é um capítulo a parte. São Luiz tem um cardápio bastantew variado e típico. Destaque para os frutos do mar, caldeiradas, tortas, vatapá, cururu e outras receitas  com peixe, camarão e carangueijo. As sobremesas também não ficam para trás, pés de moleque, pamonha, doces de coco, tapioca e arroz doce. São muitas delícias em um só lugar! As frutas regionais também são bastante apreciadas. A acerola, pitanga, abricó, graviola, manga e outras são usadas em doces e sucos. Não deixe de experimentar o arroz de cuxá, feito com camarão seco, erva vinagreira, gergelim e mandioca.

Leia também:

Tiradentes – Um dos melhores atrativos no roteiro das cidades históricas mineiras

A cidade histórica de Ouro Preto

Foto: Lyssuel Calvet no flickr

Autor: Bruna Fernandes

Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Castelo Branco.Formada em Inglês pela Escola de Idiomas Wizard.Resenhista.

1 pensamento em “São Luiz: História e Lazer em um só lugar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *