São Paulo reúne inúmeras opções de gastronomia, cultura e entretenimento

São Paulo é o principal centro financeiro do Brasil

É impossível viajar pelo Brasil sem passar pela cidade de São Paulo. Com 11 milhões de habitantes, a capital paulista é a maior cidade do país e principal centro financeiro da América Latina. Por ser um lugar de forte influência no cenário global, a “Terra da Garoa” oferece inúmeras opções de lazer, entretenimento e cultura. Mas um dos pontos fortes da metrópole é a variedade gastronômica. São Paulo reúne a influência dos imigrantes de várias partes do mundo em seus mais de 12,5 mil restaurantes. Nas cantinas italianas do tradicional bairro do Bixiga, o visitante também entra em contato com o típico sotaque paulistano, um dos principais patrimônios imateriais da cidade. No bairro da Liberdade, principal reduto japonês, existe vários restaurantes de culinária oriental. O Mercado Municipal, com seus pastéis de bacalhau e sanduíches de mortadela é uma parada obrigatória para quem passa pelo Centro. Comida tailandesa, árabe, marroquina, indiana, fast-food. São Paulo tem vocação para agradar a todos os paladares.

Da famosa Rua 25 de Março, principal centro de comércio popular da capital, até a Rua Oscar Freire, que concentra lojas de luxo: São Paulo é um verdadeiro paraíso das compras. A cidade também possui mais de 60 shoppings, além da Galeria do Rock, que oferece uma variedade de roupas e acessórios alternativos para o público jovem.

Para quem procura boas baladas e agitação na vida noturna, São Paulo é o lugar certo. Nos bairros da Barra Funda, Vila Olímpia e na Rua Augusta existem casas noturnas especializadas em vários ritmos musicais. Para quem prefere um passeio mais tranqüilo, a Vila Madalena é o principal reduto de bares e botecos de todos os estilos. Alguns dos museus mais importantes do Brasil se encontram em São Paulo, como o MASP, a Pinacoteca do Estado, o Museu do Futebol, o Museu da Língua Portuguesa, Museu da Imagem e Som e o Museu do Ipiranga. São Paulo também possui 39 centros culturais e 120 teatros, que oferecem espetáculos que vão do erudito ao popular.

Durante o ano inteiro, São Paulo recebe eventos que agradam todas as tribos, como a Virada Cultural e a Virada Esportiva, que reúnem várias atrações espalhadas pela cidade durante todo um fim de semana. O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, o Carnaval, a São Paulo Fashion Week, a Corrida de São Silvestre e a Parada do Orgulho GLBT movimentam a ampla rede hoteleira da cidade e fazem circular milhões de reais no setor de turismo da cidade. Em 2014, São Paulo será uma das cidades sede da Copa do Mundo FIFA.

Além de toda essa agitação, a maior cidade das Américas também é repleta de pontos turísticos. No centro histórico de Sampa, os visitantes podem passear pelo Vale do Anhangabaú, pela Praça da Sé, além de apreciar a vista panorâmica do Edifício Altino Arantes (Prédio do Banespa). São Paulo possui regiões de alta concentração de arranha-céus modernos, como na região da Avenida Paulista, Faria Lima e Berrini. Nessa região, vale a pena passar pela Ponte Estaiada, um dos mais novos cartões postais do município, inaugurado em 2008.

Para quem prefere se refugiar da badalação e do caos da cidade, o Parque Estadual da Cantareira, na Zona Norte, abriga uma área de conservação da Mata Atlântica de 7900 hectares em meio à selva de pedra. O Parque do Ibirapuera, na Zona Sul, o Parque do Carmo, na Zona Leste, o Parque Villa Lobos, na Zona Oeste, e o Parque Trianon, na Avenida Paulista, também são ótimas opções.

Para se locomover em São Paulo, é recomendável que se utilize o transporte público, já que o trânsito é caótico e saturado. Os mais de 300 quilômetros de extensão dos trens da CPTM e do metrô são as melhores alternativas. A rede interliga várias regiões da capital, além de cidades vizinhas, como Osasco e a região do ABC Paulista.

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *