Tabela dos Jogos e a preparo para a Copa do Mundo 2014

Arena do Corinthians em São Paulo como palco para o show de inauguração e o Estádio do Maracanã para a Final

Estádio do Maracanã

Após inúmeros debates onde realmente seriam os jogos da Copa do Mundo 2014, a FIFA publicou a Tabela Oficial confirmando as localidades. Os mais esperados com certeza eram onde seriam a Abertura e a grande Final da Copa, sendo que seguindo as publicações anteriores, confirmou-se a Arena do Corinthians em São Paulo como palco para o Show de inauguração e o fabuloso Estádio do Maracanã para a Final.

  • Arena do Corinthians

Apesar de o novo Estádio ainda encontrar-se na fase de Terraplanagem, ele é palco da abertura de um dos maiores espetáculos da Terra, a Copa do Mundo de Futebol. Segundo dados do site Portal 2014, que mantêm os projetos e os registros do andamento das obras de todos os  estádios da Copa, a obra mantêm-se conforme o prazo previsto.

Na obra, que teve inicio no dia 30 de maio de 2011, está sendo trabalhada atualmente a parte de terraplanagem, fundações e instalações dos pilares. O projeto prevê 65 mil lugares em uma área de 200 mil metros quadrados e mais um estacionamento com 3,5 mil vagas, situando-se no bairro de Itaquera. A obra esta orçada em 920 milhões de reais sendo que a construtora encarregada é a Odebrecht.

A Arena do Corinthians tornou-se a opção para São Paulo após o veto da FIFA ao Estádio Morumbi.  Ao longo de dois anos os locais dos jogos foram alvo de grandes discussões e polêmicas, mas a FIFA confirmou de vez não somente a abertura da Copa como mais cinco jogos do campeonato, incluindo uma Semi-Final, onde ocorrerá um provável clássico mundial.

  • Maracanã

O Maracanã já foi palco de muitos clássicos tanto nacionais como internacionais, além de ser um símbolo do futebol brasileiro; nada mais justo que nesta ocasião tão importante ele fosse sede da tão esperada Final da Copa do Mundo 2014.

O estádio atualmente passa por reformas e com certeza pode ser considerado o centro das atenções e críticas em geral, principalmente no que tange aos orçamentos, que não param de crescer. Na verdade, o orçamento já praticamente dobrou.

Já passou por greve de operários por 19 dias, que solicitavam melhora nas condições de trabalho e reajuste salarial, enfrentou e ainda enfrenta questionamentos sobre as licitações, onde foram solicitados esclarecimentos sobre o orçamento, que iniciou em 600 milhões e já chegou à casa de 1 bilhão, tendo recuado à 859 milhões, valor que não deixa de assustar. E o próprio Governo do Rio de Janeiro justifica e já admite que as obras terão atraso.

A obra do Maracanã visa a sua adequação as exigências impostas pela FIFA, onde se incluem uma redução de sua capacidade para 76 mil lugares, reconstrução da arquibancada inferior, construção de 108 camarotes e a criação de 108 mil vagas de estacionamento.

Uma situação curiosa é que apesar de toda a importância do Estádio Maracanã, o Brasil só pisará em seu campo se chegar à Final, uma vez que nenhum de seus jogos esta marcado para o local. Indagado sobre o fato, o presidente da CBF e do Comitê Organizador, Ricardo Teixeira, preferiu não comentar o assunto, apenas declarando que “Se Deus quiser vamos chegar à Final, eu tenho certeza absoluta disto.”

O Rio de Janeiro e Brasília foram as cidades com maior número de jogos previsto, sendo informado que foram levados em consideração questões como transporte, logística, hospedagem e potencial econômico, bem como o tamanho, como ao definir São Paulo e Rio como sede de Abertura e encerramento para a Copa.

Para conferir as datas específicas em cada Estádio clique aqui.

Como está o preparo do Brasil para a Copa do Mundo 2014

A frase estamos em Ano de Copa do Mundo nos dá a impressão de que já pode ser dita a qualquer momento. Na verdade, deveria ser encarada dessa maneira pelas autoridades. Vale lembrar que não somente os estádios são importantes; é claro que eles sempre são uma atração aos olhos do público, mas questões como transporte, segurança, equipes preparadas para prestar apoio aos turistas, hotéis e muito mais, são o que realmente demonstra o preparo que um país tem com relação ao Mundial.

Desde o anúncio do Brasil como país sede da Copa do Mundo 2014 teve-se uma convicção por parte do Governo de que o país teria condições de assumir esta responsabilidade. Com certeza temos um Brasil lindo, rico em belezas naturais, cidades magníficas, e isto é uma coisa que deve ser valorizada e muito. Mas o que esperasse é seriedade para levar à frente todo este projeto, que confirmará ao mundo a imagem que se passa atualmente do Brasil, de uma Nação que cresce a um ritmo muito acelerado e que tem condições de prosperar.

Tudo isto para que se possa desfrutar de um evento completo, com todas as glórias, e que os holofotes fiquem voltados exclusivamente para os jogadores e não para problemas de locomoção ou segurança e que traria uma imagem muito negativa para o país.

Vale ressaltar que todos os investimentos ficarão para o país e não serão levados embora pelo comitê da FIFA após evento; escutam-se questionamentos sobre para que tanto investimento ou que se poderiam aplicar estes recursos em outras áreas, entretanto todos os setores envolvidos são muito importantes para o dia-a-dia do brasileiro, como segurança, transportes e inclusive os estádios, já que somos o País do futebol, nada mais justo que façamos deles os melhores.

Fotos: minplanpac no Flickr

Seções: Dicas para os viajantes, Viagens e esportes
Tags: , ,

2 Comentários para “Tabela dos Jogos e a preparo para a Copa do Mundo 2014”

  1. Victor Miguel 24 outubro 2011 at 13:11 pm

    Obrigado per sua informaçao.

  2. lohanne 14 fevereiro 2012 at 16:56 pm

    valeu ,mais era para ter mais informaçao sobre A Copa do mundo


Deixe uma resposta

*