Terra do Descobrimento é um dos principais destinos do Brasil

Praias e Museo Indígena em Porto Seguro

Localizada no litoral sul do estado da Bahia, a cidade de Porto Seguro divide com a vizinha Santa Cruz Cabrália o título de berço do Brasil. De fato, foi nessa região onde o Brasil começou. E quando Pedro Álvares Cabral aportou na costa baiana, jamais imaginou que aquele lugar paradisíaco seria um dos destinos mais procurados no país. Na atualidade, a zona turística conhecida como “Costa do Descobrimento” abriga uma infraestrutura hoteleira composta por cerca de 40 mil leitos. São inúmeros albergues, pousadas, resorts e hotéis que variam do simples ao luxuoso. A população de cerca de 120 mil habitantes aumenta várias vezes durante o ano. A cidade de Porto Seguro possui vários monumentos históricos do período colonial. Lazer, cultura, diversão e história são palavras de ordem para quem visita Porto Seguro durante o ano inteiro, exceto entre os meses de março e meados de abril. Nesse período, as chuvas são intensas na região. A partir daí, Porto começa a ficar cheia de gente com as comemorações do dia do Índio (19/04) e do Descobrimento do Brasil (22/04).

De acordo com dados da Secretaria de Turismo da Bahia, Porto Seguro recebe cerca de 1 milhão de turistas por ano. A cidade está entre as que mais vende pacotes de viagem por meio das principais agências de viagem do Brasil. Porto Seguro também é um destino muito comum para jovens e adolescentes de todo o país que terminam o ensino médio e fazem suas viagens de formatura.

Mas a festa rola solta mesmo durante o mês de dezembro, por conta dos milhares de turistas que visitam a cidade para passar o Réveillon. Em janeiro, a badalação é garantida pelo maior número de baladas por dia e em fevereiro o agito é garantido pelo carnaval que toma conta das ruas da cidade. Bares, casas noturnas, micaretas e restaurantes de frutos do mar fazem a alegria da garotada. A paisagem natural paradisíaca, típica da maior parte do litoral brasileiro associada ao clima agradável e ensolarado, completa esse pacote que termina em momentos de pura festa.

Já para quem prefere programas mais sossegados a dica é procurar a Praia do Mutá, na cidade de Santa Cruz Cabrália. Passear pelas reservas indígenas de Jaqueira e Coroa Vermelha também é uma boa idéia. Para avistar as praias de Porto Seguro do alto, basta visitar o Centro Histórico, na Cidade Alta. A paisagem repleta de enseadas, como a da Praia do Cruzeiro, águas cristalinas, coqueiros, piscinas naturais e recifes de corais tiram o fôlego de todas as pessoas, sem exceção.

Foto: Paulo Marcos no Flickr 

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *