Tiradentes, um dos melhores atrativos no roteiro das cidades históricas mineiras

Tiradentes, uma das cidades históricas mineiras

Tão charmosa quanto as vizinhas Ouro Preto, Mariana e São João Del Rei, a cidade de Tiradentes é mais um atrativo na região das cidades históricas de Minas Gerais. O local foi palco de importantes lutas do período da Inconfidência Mineira, além de ser a terra natal de Joaquim José da Silva Xavier, o líder do movimento. Foi justamente por isso que a cidade de Tiradentes recebeu esse nome, em homenagem ao famoso mártir e herói nacional. As ruas de pedra, ladeiras estreitas, Igrejas barrocas e casarões coloniais fazem com que a cidade tenha um ar um tanto quanto cinematográfico. Todas estas relíquias estão muito bem conservadas e tombadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional).

As principais atrações turísticas de Tiradentes estão localizadas no centro histórico. Não deixe de passar pela Igreja Nossa Senhora das Mercês, pelo museu Padre Toledo e pela Rua Direita, a principal da cidade. A Igreja é na verdade uma capela rococó do final do século XVIII, cujas pinturas foram feitas por Manoel Victor de Jesus, um mulato que executou esse trabalho no início do século XIX. Outro templo católico interessante para contar a história da cidade é a Matriz de Santo Antônio, no alto da colina de mesmo nome. A vista panorâmica lá de cima é um atrativo à parte. A Matriz em si foi construída em 1710 em estilo barroco e a rica decoração da capela, com detalhes em ouro, merece uma visita de qualquer pessoa, independentemente da convicção religiosa. Existe também outra Igreja, também situada no topo de um morro: A paróquia São Francisco de Paula, mais um cartão postal de Tiradentes que vem junto com mais um mirante para a cidade inteira.

Não deixe de visitar também a Câmara Municipal e a Antiga Cadeia Pública para compreender melhor a rotina na cidade na época da exploração do ouro. Vale a pena também fazer o agradável passeio de Maria fumaça, num trajeto de 12 km até a cidade de São João Del Rei. Além de apreciar a natureza das montanhas mineiras nesse percurso, o visitante aproveitará para conhecer todos os patrimônios históricos desse município vizinho. Já os mais aventureiros podem curtir uma trilha na serra de São José. Além de entrar em contato com a exuberante fauna e flora, as pessoas podem tomar um banho nas dezenas de cachoeiras espalhadas pela região. Sem sombra de dúvida, um ótimo lugar relaxar.

Tiradentes possui também uma excelente infra-estrutura para ninguém botar defeito. Por estar numa tradicional região turística de Minas, a rede hoteleira é ampla e oferece opções para todos os gostos e bolsos, que vão desde albergues para mochileiros a pousadas mais sofisticadas. A gastronomia de Tiradentes é mais um ponto forte, já que ali se encontram diversos restaurantes de culinária mineira tradicional, além de outros estabelecimentos especializados em pratos de outros lugares do Brasil e do mundo. Não é à toa que existe até um evento dedicado à comilança, o famoso Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, realizado anualmente em meados de agosto.

Foto Tiradentes: turismo.culturamix.com

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *